A BONDADE – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

A BONDADE - (Artigo da Semana) – [email protected]

A BONDADE

A bondade é a expressão de um espírito rico e evoluído, o qual é um manancial, que germina luz em meio as trevas densas da vida. A bondade é detentora do poder generoso de amar os outros para além do que eles fazem jus. Em verdade, quando a bondade se manifesta é como o ser humano alcançado o divino.

Eis alguns exemplos de bondade, que retém fidelidade e generosidade. Aprendamos a sermos melhores hoje do que ontem.

Jó – um homem bom, reto e temente a Deus, por isso era bondoso e bastante generoso, fazendo o que era justo e socorrendo aos necessitados (Jó 29:11-17);

Davi – o coração de Davi, mostrava sempre era piedoso, mesmo quando a situação era complexa. Notadamente no caso de Saul, não retribui o mal que este queria lhe fazer. Pelo contrário, evidenciou o seu temor a Deus, não matando um rei ungido, mesmo que seu oponente o quisesse tirar a vida. Ele também demonstrou bondade para com um descendente de Saul, Mefibosete, filho de Jônatas (2 Samuel 9:1-3);

Parábola dos trabalhadores na vinha – Modelo da graça do Eterno aplicado a todos. Esta parábola conta a história de empregados que entraram para o turno de trabalho já no fim do dia, receberam o mesmo salário que aqueles que começaram no início do dia (Mateus 20:1-);

A discípula Dorcas – era uma mulher cheia da graça de Deus que utilizava a sua virtude como bondade na medida que não media esforços para fazer o bem. Fazia túnicas e vestidos para pessoas necessitadas e viúvas. Tinha imensa bondade em seu coração a ponto de muitos testemunharem coisas boas a seu respeito (Atos 9:36-42);

Estevão – mesmo sendo maltratado e em seguida foi apedrejado. No entanto, ele orou pelos seus executores (Atos dos Apóstolos 7:59-60);

Jesus Cristo – este é o maior exemplo de amor, piedade e bondade na Bíblia. Ele foi bondoso, se compadecendo de doentes, famintos, enlutados e principalmente, teve misericórdia e graça pela condição de pecado da humanidade. Ele entregou-se na cruz em favor de pecadores, como nós. E, mesmo da cruz, se preocupou com sua mãe (João 19:26-27) e clamou em favor de seus inimigos (Lucas 23:34).

De modo geral, a bondade é expressamente uma qualidade em que o ser humano tem um espírito amigável, generoso e atencioso. Por outro lado, é sempre bom lembrar que o próprio ato de ser gentil com os outros, traz benefícios incalculáveis para a saúde física e mental dos seres humanos e pode transformar profundamente a sociedade.

Portanto, a bondade é um comportamento humano, que tem atributos e características éticas. Assim como é um modelo gerador de disposição agradável, ou mesmo, uma consideração pelos outros em fazer o bem.  Devemos utilizar nossa capacidade de aprender a fazer o bem, pelo amor, a bondade e não para sermos melhor que o outro.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

“Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”. (Salmos 34:8)

Deixe um comentário