A POLÍTICA DOS HIPÓCRITAS – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

A POLÍTICA DOS HIPÓCRITAS – (Artigo da Semana) – alfredo.ricardo@hotmail.com

A POLÍTICA DOS HIPÓCRITAS

É inaceitável, porém, comum encontrar no meio dos políticos e seus acéfalos, diversos hipócritas sociais. Visto que, antes de serem eleitos, fazem promessas e mais promessas que não duram um só minuto de pé, pós-eleição.

Essa postura é tida, no meio político, como capacidade de ser ágil com as palavras. No entanto, quando desmascaramos para realidade, essa postura é contraditória e falsa em relação aos valores, promessas e crenças. Além de ferir mortalmente os direitos humanos à vida.

E o maior reflexo desta postura, hipocrisia política, é que o respeito do eleitor, assim como sua confiança nas instituições como a eleitoral, vem sendo dia a dia dizimada. O que vem comprometendo o sistema eleitoral e a crença nas instituições, as quais, deveriam zelar pela coisa pública e pela democracia.

Todavia, temos uma discrepância total entre o discurso político e suas práticas. O maior exemplo desta discrepância está em termos políticos que foram eleitos com discurso em defesa das minorias, dos pobres, dos desamparados e das causas sociais. Porém, ao chegarem à cadeira do poder, esquecem de tudo e passam a apoiar interesses contra seus próprios eleitores. Criando métodos para se manter no poder a qualquer custo. E assim, promovendo o aumento da desconfiança nas instituições e na legalidade do direito positivo. Gerando um abismo entre a miséria, comum neste país, e os abastados, detentores do poder temporal.

É importante educar o povo e conscientizar sobre política. Pois, ela provoca um impacto profundo no seio da sociedade. Tanto para o bem comum como para os malefícios causados pela administração pública desastrosa que é sempre ocasionada pela maioria dos eleitos em cargos públicos. Além da contaminação do ambiente democrático.

A mídia, que deveria ser a guardião da defesa do povo e da vigilância da democracia, é partidária e ganhadora de benefícios em troca de sua consciência coletiva. Não é à-toa que canais de TV, jornais e outras mídias são signatárias de corrutos confessos em troca das trintas moedas que os acessam.

Portanto, a hipocrisia política, habilitada pelo poder, tem levado o povo a perder a fé nas instituições e nas lideranças. O que vem comprometendo o sistema político democrático. E desta forma, vem abrindo espaço para o surgimento de ditadores, normas jurídicas estranhas, prática de autoritarismo e a manipulação do poder. O que gerou a apatia do povo e o descaso das autoridades no viés de punição dos verdadeiros sugadores da nação. Todavia, é fundamental que a sociedade fique alerta e seja crítica dos atos arbitrários, corruptos e o mau gerenciamento público com críticas assertivas e construtivas para o bem comum.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário