Abel é o primeiro técnico do século a ficar três anos no Palmeiras e empilha recordes; veja as marcas

Último técnico a completar três anos seguidos foi Felipão, entre 1997 e 2000

Globo Esporte

Abel Ferreira completa nesta semana três anos de trabalho no Palmeiras. O “aniversário” do anúncio foi nessa segunda-feira, e na sexta será o de seu primeiro treino no clube.

 

A marca é muito relevante, já que ele é o primeiro treinador no Verdão a completar três anos de trabalho ininterruptos no século. O último a atingir a marca foi Luiz Felipe Scolari, em sua primeira passagem, entre 1997 e 2000.

 

A longevidade veio com “momentos marcantes e grandes títulos”, como escreveu o clube em suas redes sociais.

Nestes três anos de trabalho, Abel Ferreira levantou oito títulos e se tornou o segundo técnico com mais taças na história, empatado com Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez.

Títulos conquistados por Abel Ferreira

  • 🏆 Conmebol Libertadores (2020 e 2021)
  • 🏆 Campeonato Brasileiro (2022)
  • 🏆 Copa do Brasil (2020)
  • 🏆 Campeonato Paulista (2022 e 2023)
  • 🏆 Recopa Sul-Americana (2022)
  • 🏆 Supercopa (2023)

 

Ele ainda está em busca do nono neste fim de temporada, já que o Palmeiras vem de três vitórias seguidas no Brasileirão e encurtou a distância para o líder Botafogo, hoje de seis pontos – o Verdão, porém, tem um jogo a mais. Os rivais fazem confronto direto nesta quarta, no Engenhão.

Apenas Abel Ferreira, Felipão no século passado e Oswaldo Brandão (entre 1971 e 1975) tiveram trabalhos com mais de 200 jogos em uma única passagem. Nenhum dos outros dois, porém, levantou tantas taças quanto o atual técnico nesses períodos.

Dos 245 jogos que o Verdão disputou desde sua chegada, 218 tiveram Abel no banco. Seus auxiliares João Martins e Vitor Castanheira treinaram a equipe em outros 26 jogos, além das duas partidas com Paulo Victor Gomes, então técnico do sub-20, no comando.

Trabalhos de tão longa duração se tornaram raridade no futebol brasileiro, mas no Palmeiras o desejo é para que a relação seja ainda mais longa.

Abel tem contrato até o fim de 2024 e até hoje não aceitou nenhuma das sondagens que já recebeu do exterior. O plano de Leila Pereira é, se reeleita no fim do ano que vem, oferecer um novo contrato de três anos ao técnico.

Os números obtidos pela comissão técnica portuguesa mostram o porquê de a diretoria desejar mantê-lo por ainda mais tempo, e também por que muitos palmeirenses já tratam Abel como o maior técnico da história do clube:

Abel Ferreira, do Palmeiras, posta montagem com seus auxiliares como astronautas — Foto: Reprodução

Abel Ferreira, do Palmeiras, posta montagem com seus auxiliares como astronautas — Foto: Reprodução

 

  • Único técnico a vencer oito títulos em uma única passagem
  • Técnico com mais títulos internacionais (3)
  • Técnico com mais finais disputadas (11)
  • Segundo técnico com mais títulos
  • 6º treinador com mais jogos
  • 5º treinador com mais vitórias
  • 21 vitórias em 42 clássicos disputados
  • Técnico com mais jogos e vitórias no Allianz Parque

 

Desde o ano passado, a esposa e filhas de Abel se mudaram para o Brasil e se adaptaram rapidamente a São Paulo (SP).

Ainda que sempre repita que se sente bem trabalhando no Palmeiras, Abel Ferreira evita falar sobre seu futuro além do contrato. Ele já chegou a mencionar o desejo de curtir a família ao fim de seu vínculo com o Verdão, mas não fez nenhum comunicado oficial sobre os planos a partir de 2025.

Deixe um comentário