Allyson faz alerta sobre falta de equipamentos e profissionais em Mossoró

Oeste Potiguar está com 100% de ocupação dos leitos críticos

Neste sábado (20), o prefeito Allyson Bezerra realizou um pronunciamento que foi veiculado nas redes sociais oficiais, acerca da pandemia em Mossoró. Após ter acompanhado a situação no Hospital São Luiz e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte, ele destacou alguns pontos importantes que devem ser observados.

Falta de equipamentos, insumos, medicamentos e até de profissionais de saúde dificultam ainda mais o enfrentamento à Covid. De acordo com o sistema Regula RN, o Oeste Potiguar e Seridó estão com 100% de ocupação dos leitos críticos nesta segunda-feira (22), e a região Metropolitana com 95,6%.

Dos 25 hospitais no estado com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, 23 estão com ocupação em 100%. Além disso, há uma fila com 126 pacientes à espera de um leito crítico. No panorama geral, das 366 unidades críticas de Covid, apenas 9 estão disponíveis.

Com o agravamento da crise em todo país, Allyson afirma que há uma dificuldade para compra de kits de intubação e para montagem de novos leitos, visto que a demanda é maior que a oferta destes recursos.

“Nós não temos mais a quantidade de profissionais de saúde para ampliarmos o serviço de saúde, estamos numa guerra onde os profissionais de saúde são os principais combatentes. Neste momento no Brasil tem faltado kit de intubação, insumos e equipamentos.” O prefeito agradeceu também o trabalho das UBS’s, UPAs’s, hospitais, SAMU, PAM e outras unidades de saúde durante a pandemia.

Deixe um comentário