Alto número de encalhes de animais marinhos no Litoral Oriental do RN

Entre os dias 24 e 8 o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) atendeu o encalhe de 24 animais no Litoral Oriental do RN.

Entre o número de animais atendidos, vale destacar o registro de 16 tartarugas marinhas e 8 golfinhos, totalizando 24 animais em 15 dias. Duas das tartarugas marinhas encalharam vivas, porém devido ao grave estado de saúde em que os animais se encontravam, foram à óbito.

 

Grande parte dos animais encalharam com acometimento de impactos antrópicos, principalmente os que estão relacionados aos resíduos sólidos. Infelizmente tem sido cada vez mais comum o encalhe de animais da megafauna marinha com ingestão de lixo.

A ingestão de resíduos sólidos representa uma ameaça significativa para tartarugas marinhas e golfinhos, tendo um impacto devastador em suas vidas e ecossistemas. Estes animais frequentemente confundem plásticos e outros detritos como alimentos, resultando em obstrução intestinal, lesões internas e, em casos extremos, morte.

 

Além disso, a presença de substâncias tóxicas presentes nos resíduos pode causar danos ao sistema imunológico e reprodutivo dessas espécies, comprometendo ainda mais sua capacidade de sobrevivência. A poluição por resíduos sólidos nos oceanos é um problema global que exige medidas urgentes para reduzir a produção de plástico, promover a reciclagem e conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos dessa poluição nos ecossistemas marinhos e na vida selvagem que deles depende.

Em caso de encalhe de tartarugas marinhas, golfinhos, baleias, peixes-bois ou aves marinhas entre em contato com o CEMAM e PCCB-UERN através dos seguintes contatos:

 

Natal e região: (84) 99943-0058

Deixe um comentário