AMOR AO PRÓXIMO, UM DEVER DO CRISTÃO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
AMOR AO PRÓXIMO, UM DEVER DO CRISTÃO – (Artigo da Semana) – [email protected]
AMOR AO PRÓXIMO, UM DEVER DO CRISTÃO.
As Sagradas Letras são um manancial abundante de entusiasmo criador e de sabedoria. E essa sabedoria desemboca no desejo da alma, que é encontrar e adquirir uma vida plena e cheia de felicidade.
A simples leitura das Sagradas Letras conduz muitas pessoas a encontrarem na palavra de Deus uma orientação para suas ações e pensamentos. Quando se trata do amor ao próximo, há uma diversidade de orientações através dos versículos bíblicos. É bem verdade que a Bíblia é rica em ensinamentos que podem nos ajudar a sermos mais bondosos, generosos e compassivos com as pessoas ao nosso redor.
A seguir, estão listados alguns versículos bíblicos sobre o amor ao próximo, os quais falam sobre amor e como devemos nos comportar e todos os momentos. Esses versículos podem inspirar a bondade e a compaixão em nossas vidas, nos ajudando a sermos mais amorosos e caridosos com as pessoas que encontramos diariamente.
- A comparação – “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39)
- o conselho – “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Levítico 19:18)
- O servir – “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Colossenses 3:23)
- Ser decente – “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7:12)
- A clareza do evangelho – “Se alguém disser: eu amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4:20)
- A medida certa – “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis, vos medirão a vós.” (Mateus 7:1-2)
- A sabedoria no viver – “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13:8)
- Aborreça o mal – “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:9-10)
- O mandamento – “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” (1 Timóteo 1:5)
- Suportando-vos uns aos outros – “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” (Efésios 4:2)
- Deus resiste aos soberbos – “Sede, todos, sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1 Pedro 5:5)
- Novo mandamento – “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”. (João 13:34)
Portanto, quando vivemos dentro deste padrão e destas orientações, compreendemos como devemos tratar as outras pessoas, pois é o reflexo de como gostaríamos de ser tratados. E para isso precisamos aprender a ser: gentis, generosos, bondosos, compassivos e amorosos em cada momento da nossa breve passagem pela vida.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo