Ano Novo e Eleições Municipais
O ano de 2016 começou diferente para o jornal O Mossoroense. Passando a ser editado unicamente em versão digital, apresentou um número tão significativo de acessos que, em momentos de pique, foi necessário a intervenção do provedor para solucionar o problema. Por conta do feriado de ontem, os jornais impressos não circularam, mas O Mossoroense permaneceu atualizado, durante o feriado de primeiro de janeiro e apresentando as notícias do dia, desde as primeiras horas da manhã. A editoria cumpriu o que havia prometido e, portanto, os leitores terão o noticiário em tempo real, sem necessidade de esperar a manhã seguinte para ficar bem atualizado. Além disso, o leitor poderá interagir com o jornal, opinando sobre o que foi publicado.
Em termos nacionais, o debate político será intensificado em torno do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. No Planalto, a torcida é que o novo ministro da fazenda Nelson Barbosa consiga transmitir mais confiança ao povo brasileiro. Quanto mais aprofundar a crise econômica mais difícil será a presidente recuperar a imagem do seu governo. Fica difícil conviver com uma inflação de dois dígitos e os índices de desemprego incomodando as famílias brasileiras. A crise política poderá aumentar por conta da disputa pelo poder entre o PT e o PMDB que abandonaram a política de boa convivência, dificultando a aprovação de matérias do interesse do Governo, sobretudo na Câmara dos Deputados.
O governador Robinson Faria terminou o ano com o pagamento do funcionalismo em dia. Falou que estava emocionado por haver conseguido esse tento. Havia a expectativa de como ele conseguiria pagar a folha sem a possibilidade de recorrer ao Fundo Previdenciário. Durante o ano não enfrentará problemas políticos. As eleições municipais não apresenta problemas difíceis de administrar. O mesmo não aconteceu em Mossoró, onde o prefeito Francisco José transferiu para 10 de janeiro o pagamento dos servidores municipais. No ano da escolha do seu sucessor, onde ele se diz candidato à reeleição, vai enfrentar a greve dos servidores públicos já anunciada pelo presidente do sindicato. Para quem já amarga uma rejeição de 86%, nada pior poderia acontecer.
Sobre candidatos a prefeito de Mossoró o ano inicia com vários possíveis candidatos. Como sempre, a temporada de veraneio em Tibau proporcionará uma maior discussão sobre o tema, com os líderes políticos visitando e sendo visitados pelos eleitores. Os primeiros ensaios foram lançados, não com propostas renovadoras, mas com fatos que poderão repercutir no futuro. Para essas eleições serão proibidas doações das empresas. Já a emenda constitucional que possibilita aos detentores de mandatos eletivos mudarem de partido sem o risco de perder os mandatos em até 30 dias após promulgada deverá ser aprovada em fevereiro. Por fim, desde ontem, as pesquisas eleitorais sobre as eleições municipais terão registro obrigatório na Justiça Eleitoral.