ANO NOVO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

ANO NOVO - (Artigo da Semana) – [email protected]

ANO NOVO

O rompimento de um ano para outro é o símbolo maior de um recomeço ou uma oportunidade de recomeçar e projetar um futuro brilhante e cheio da graça do Eterno. Visto que o eterno em sua maravilhosa graça nos dá oportunidade de uma nova manhã. Aproveite! Faça grandes coisas em sua vida.

As Sagradas Letras anunciam que o Eterno tem planos e projetos para cada pessoa. O seu amor é incondicional, especial, por isso, os planos do Eterno para sua vida são melhores que os seus e maiores do que você possa pensar. Acredite!

Em nossa mente vem a seguinte pergunta: qual o caminho que devo tomar para viver o melhor de Deus? Eis alguns caminhos que levam a uma vida saudável e feliz. Primeiro, tenha intimidade com Deus; segunda, seja obediente às leis do Eterno; terceiro, seja abençoador; tenha um coração puro e pratique a fé.

Promessa – Eu lhes darei um coração novo e porei um espírito novo no interior de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. Porei o meu Espírito no interior de vocês e os levarei a agir segundo os meus estatutos e a obedecer fielmente às minhas ordenanças. Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados. Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. (Ezequiel 36:26-28)

Não vivam no passado – Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. (Isaías 43:18-19)

Os planos de Deus – Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. (Jeremias 29:11)

A presença do Eterno – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. (Salmos 51:10-11)

A espera e a promessa – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

Descanse no Senhor – Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. (Salmos 37:7)

Tudo apropriado ao seu tempo – Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim, ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. (Eclesiastes 3:11)

Confie no Senhor – Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5-6)

O bom futuro – Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará. (Provérbios 23:18)

Portanto, estamos nos aproximando do limiar de mais um ano novo, e essa chegada deve nos levar à reflexão, à celebração pudente, assim como à generosidade para com o próximo. Visto que neste momento os nossos corações estão cheios de alegria, gratidão, esperança e fé no futuro que está por vir.  E diante das atraentes e agradáveis comemorações de ano novo, precisamos ter o maior cuidado para não passar dos limites estabelecidos pelas Sagradas Letras.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

 

Deixe um comentário