Assembleia Legislativa discute nesta terça transformação de hospitais regionais em unidades de saúde
Nesta terça-feira, 22, está marcada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, às 14h, para discutir o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que ameaça transformar sete hospitais regionais do interior do Estado em Unidades Básicas de Saúde ou em Unidades de Pronto Atendimento. O TAC foi assinado pelo governo do Estado e o Ministério Público.
Caravanas de servidores de Mossoró, Apodi e Canguaretama estarão presentes na audiência, que deve ser marcada por protestos.
O sentimento de insatisfação com o TAC já foi demonstrado nas ruas com os atos públicos nos municípios do interior, como Apodi, que reuniu cerca de sete mil pessoas, e Canguaretama, com três mil.
O Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) estará presente na audiência para se opor ao TAC e defender a sua suspensão. O sindicato defende mais investimentos nos hospitais do interior.
“O governo vem esvaziando estes hospitais aos poucos, construindo um cenário de precariedade para justificar esse Termo de Ajuste de Conduta. Apesar dos hospitais funcionarem precariamente por falta de investimentos, esse TAC deixará ainda mais a população desassistida”, disse Manoel Egídio Júnior, coordenador-geral do Sindsaúde-RN.