Audiência Pública discute ações para enfrentamento da seca no RN
O Governo do Rio Grande do Norte esteve presente na audiência pública que discutiu o planejamento de ações para enfrentamento da seca. O encontro aconteceu em Pau dos Ferros na última segunda-feira (26) e foi motivado pelo Ministério Público do Estado.
Na ocasião, os órgãos presentes dialogaram sobre medidas a serem adotadas para enfrentar este período de estiagem. Somente na Operação Vertente, realizada pela Defesa Civil, 16 cidades em colapso no abastecimento de água são contempladas. Já a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, destacou o lançamento do projeto Plantadores de Água, como forma de proteger as nascentes dos rios potiguares. Além de outros trabalhos que o Governo do Estado vem desenvolvendo a fim de auxiliar os municípios que vivem em colapso no abastecimento.
A audiência pública também possibilitou que outros órgãos envolvidos na questão da seca apontassem alternativas emergentes. A Caern, por exemplo, informou que estuda a possibilidade de uma nova adutora no trecho entre as cidades de Itaú e Pau dos Ferros.
Entre as equipes presentes para tratar da situação da disponibilidade hídrica do Rio Grande do Norte estavam o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), a Defesa Civil, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)