Barreira de containers em Alcaçuz deve ser concluída nesta terça-feira
O governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Segurança Pública, Caio Bezerra, apresentaram o plano de ações para retomada do controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Entre as ações está prevista para esta terça-feira, 24, a conclusão da barreira de containers separando os pavilhões com facções rivais na unidade.
A barreira de containers é uma medida provisória adotada até que um muro de concreto seja erguido no local, o que, segundo informa o Governo do Estado, deve acontecer dentro de 20 dias.
Na reunião com os presidentes da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira, e do Ministério Público, Rinaldo Reis, o Estado também apontou medidas para evitar que os detentos fujam da Penitenciária de Alcaçuz.
O secretário de Estado da Segurança explicou que serão realizadas diariamente intervenções na penitenciária para restaurar minimamente a estrutura do local e oferecer mais segurança contra fugas ou rebeliões. Ele afirmou que a chegada da Força de Intervenção Penitenciária, com 71 agentes com expertise em crise, somará reforços aos agentes da segurança pública estaduais e federais nas ações dentro do presídio.
Outra medida anunciada pelo Estado é a realização de concurso para 41 agentes penitenciários efetivos e para 700 agentes penitenciários temporários.
Entre as ações para retomada do controle de Alcaçuz estão ainda reparos nos pavilhões 2 e 3, instalação de uma cerca externa com sistema de alarme, reparo de três guaritas, implantação de um sistema de videomonitoramento e a limpeza da vegetação do entorno.
Localizada no município de Nísia Floresta, em Alcaçuz, os detentos estão rebelados desde o sábado, 14. Na segunda-feira, 23, o Estado anunciou que pode ter subido para 28 o número de mortos no confronto entre presos na unidade. Os detentos estão soltos na área interna do presídio, armados com facas, barras de ferro e até armas de fogo. De fora, é possível ver os detentos sobre os telhados e usando telefone celular.