Bombeiros atenderam mais de 1,3 mil ocorrências de incêndio em vegetação no RN neste ano

De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) nesta segunda-feira (13), 1.374 atendimentos de incêndios em vegetação foram registrados neste ano no RN. O número é 32,2% maior do que o registrado em 2022, quando foram atendidas 1.039 ocorrências.

 

As cidades que mais registraram ocorrências desse tipo foram Mossoró (362), Natal (223), Caicó (124), e Parnamirim (107), respectivamente. Segundo o tenente-coronel Roberto, coordenador da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), houve aumento percentual de 79,7% em relação ao mês de outubro para setembro do mesmo ano. “As ondas de calor, os ventos fortes colaboram para esse crescente de incêndios. No entanto o maior causador continua sendo o ser humano ao realizar fogueiras, descartar lixos em rodovias e fazer queimadas ilegais em terrenos”, disse.

 

Para tentar controlar esse tipo de incêndio o comando operacional da corporação reforçou os quartéis com quase um milhão de reais em diárias operacionais, novos equipamentos e viaturas que serão empregadas, exclusivamente, no combate a incêndios florestais no Estado.

 

Ainda segundo tenente-coronel Roberto, dados da Corporação apontam que mais de 90% dos incêndios em vegetação são provocados por ação humana. Por isso, o CBMRN lançou uma campanha publicitária com o tema ‘o próximo você pode evitar’. O objetivo é chamar a atenção da população para cuidados básicos que podem evitar ocorrências como estas neste período de estiagem e seca em nosso Estado. “Importante a população colaborar como, por exemplo, não lançar pontas de cigarro pela janela do veículo, não fazer fogueiras, não realizar limpezas de terrenos utilizando o fogo e nem soltar fogos de artifício próximo a vegetação seca. São dicas básicas para podermos prevenir novos incêndios”, disse.

Deixe um comentário