C O N V I T E – FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
C O N V I T E - FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO - Coluna da Semana – alfredo.ricardo@hotmail.com
PENSAMENTO – O Eterno que te guarda
“Quando olhamos para trás, os detalhes mostram a mão do Eterno nos guardando e nos livrando” (Escritor: Ricardo Alfredo)
C O N V I T E AMOL
C O N V I T E – FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO
O Presidente da Comissão Organizadora das Festividades dos 90 Anos da Resistência de Mossoró ao bando de Lampião, Dr. Francisco Marcos de Araújo, a Presidente da Fundação José Augusto, Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado, o Presidente da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, o Fundador da SBEC, Paulo de Medeiros Gastão, o Organizador e Presidente do Júri Simulado do Jararaca, Dr. Breno Valério Fausto de Medeiros convidam as instituições culturais de Mossoró para uma reunião, com a finalidade de discutir os eventos que farão parte das comemorações dos 90 anos da defesa de Mossoró. A referida reunião será no auditório do escritório do Dr. Marcos Araújo, às 9:30 horas, do dia 11-05-2017 (quinta-feira ). Solicitamos as presenças dos representantes da Fundação José Augusto, Fundação Vingt-Un Rosado, ANRL, AMOL, AFLAM, ACJUS, SBEC, ICOP, ALAM, APLA, AAL, ASCRIM, COMFOLC, Museu do Sertão, Academia Mossoroense de Literatura de Cordel e Secretaria de Cultura do Município de Mossoró. Informamos que foram eleitos para compor a Comissão de Divulgação das Solenidades, os seguintes intelectuais: José Wellington Barreto, Raimundo Antônio de Souza Lopes, Taniamá Vieira da Silva Barreto, Joana D’Arc Fernandes Coelho, Susana Goretti Lima Leite, Maria Conceição Maciel Filgueira, Antônio Clauder Arcanjo e Jane Menezes.
FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO —- Uma plêiade de intelectuais mossoroenses estão apoiando a SBEC -Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço nas comemorações dos 90 anos da resistência do povo de Mossoró aos perigosos bandidos liderados por Lampião. O Juiz de Direito e Imortal da ACJUS, Dr. Breno Valério Fausto de Medeiros, está organizando e será o presidente de um Júri Simulado do cangaceiro Jararaca (preso e morto em Mossoró por ocasião da invasão). A Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado, Presidente da Fundação José Augusto, está patrocinando e organizando um concurso de pintura com tema sobre o cangaço (II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar – Cangaço) e o Dr. Francisco Marcos de Araújo está na coordenação geral.
A próxima reunião da SBEC para discutir a programação das festividades dos 90 anos da expulsão de Lampião será às 9:30 horas, da próxima quinta-feira (dia 11-05-2017), no escritório do Dr. Marcos Araújo.
RESUMO DAS DECISÕES da Reunião da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, realizada hoje, quinta-feira, 11-05-2017, no escritório do Presidente da Comissão Organizadora das Festividades dos 90 Anos da Resistência de Mossoró ao Bando de Lampião, Dr. Francisco Marcos de Araújo. Dos três principais eventos que irão fazer parte das comemorações dos 90 anos da expulsão de Lampião, já estão decididas as seguintes providências: 1. JÚRI SIMULADO DO JARARACA- O organizador e Presidente do referido júri, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros apresentou as seguintes sugestões – Início do Júri: 8 horas- Data: Dia 9 de junho (sexta-feira) – Local: Sala do Júri do Fórum Silveira Martins ( Fórum novo, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA). Os estudantes participantes receberão Certificado de Participação, expedido por Universidade, valendo 5 horas-aula. 2. CONCURSO DE PINTURA com tema cangaço (II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar-Cangaço), patrocinado e organizado pela Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado encontra-se com as seguintes providências em andamento-Inscrições: cerca de 100 artistas já estão inscritos e 200 quadros prontos para a exposição. Premiação: os autores dos 10 melhores quadros escolhidos, receberão cada um, setecentos reais, totalizando 7 mil reais, que serão doados pela Professora Isaura Amélia. Local da exposição dos quadros do concurso- Antigo Fórum Silveira Martins (localizado na Av. Rio Branco, em frente ao Memorial da Resistência). 3. LANÇAMENTO DA REVISTA OESTE, DO ICOP, com conteúdo sobre o cangaço, que está sendo editada pelo escritor Cláuder Arcanjo, já está sendo revisada e será lançada na Sessão Solene. 4. A SESSÃO SOLENE será realizada no Auditório do antigo Fórum Silveira Martins, na Av. Rio Branco, ao lado do espaço onde vai ocorrer a Exposição de Pintura com tema sobre cangaço. A referida Sessão constará do Lançamento da Revista Oeste, do ICOP-Instituto Cultural do Oeste Potiguar, com conteúdo sobre cangaço, pelo Dr. Clauder Arcanjo; de um relato sobre as conclusões do Júri Simulado do Jararaca, feito pelo organizador e presidente do referido júri, Dr. Breno Valério e do anúncio dos artistas plásticos laureados no concurso de pintura sobre o cangaço, que serão revelados pela organizadora do concurso, Professora Isaura Amélia.
A COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO elegeu seu Presidente, Jornalista Ivanaldo Xavier, que irá reunir os membros da comissão, para planejar o esquema de divulgação das festividades. Esta reunião foi presidida pelo Dr. Marcos Araújo, presidente da Comissão Organizadora das Festividades e contou com as presenças do Presidente da SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, Dr. Breno Valério, Professora Isaura Amélia, Professora Taniamá Vieira da Silva Barreto, Professora Susana Goretti Lima Leite, Jornalista Ivanaldo Xavier, Prof. Josué de Oliveira Moreira, Gualter Alencar do Couto e Raimundo Antônio de Sousa Lopes (Raí). Está sendo discutida a possibilidade da inclusão na programação, de uma Cavalgada, saindo no dia 8 de junho da cidade de Patu e chegando no dia 11 de junho (domingo) em Mossoró. Seria o início das festividades. Esta possibilidade está sendo estudada pela Professora Isaura Amélia. Um dos organizadores desta Cavalgada, empresário Bruno Almeida, da cidade de Messias Targino entrou em contato com o Prof. Benedito, oferecendo esta parceria.
EM VISITA NA ACJUS – 01
Recebendo aqui no PCAMMM, hoje, O4/10, o professor de matemática Wellington Ferreira. Vejo fazer uma pesquisa na Biblioteca acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas.
REUNIÃO DA SBEC
Foto da Reunião da SBEC realizada hoje, dia 19-05-2017(sexta-feira ), no escritório do Dr. Marcos Araújo, para tratar das festividades dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião. A reunião foi presidida pelo Dr Marcos Araújo, Presidente da Comissão Organizadora das festividades. O organizador e Presidente do Júri, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros solicitou ao Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, Presidente da SBEC, que noticiasse para a Comissão de Divulgação as seguintes providências que ele está implementando:
- O Salão do Juri, com toda sua estrutura de som, becas e pessoal de apoio, já se encontra requisitado e autorizado pelo Diretor do Foro, Juiz José Herval, que inclusive manifestou entusiasmo e apoio pelo projeto.
- Até quarta próxima, 24.05, estarei com o roteiro pronto do Júri, para ser enviado aos participantes e a nossa comissão para conhecimento.
- Peço que informe na reunião os nomes e convites feitos aos debatedores e Jurados, ratificando o compromisso de participações de todos.
- Os certificados de participações da plateia já estão sendo confeccionados, em modelo simples, impresso.
JÚRI SIMULADO DO JARARACA
Por solicitação do Juiz Breno Valério,
estamos divulgando a programação do júri, com todos os nomes das pessoas que tomarão parte do mesmo.
– Local do Júri: Sala do Júri do Fórum Silveira Martins, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA.
-Data: 09 de junho de 2017(sexta-feira).
-Horário: 09 horas.
– Pres. do Júri: Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros.
-Advogado de Acusação: Escritor Diógenes da Cunha Lima.
-Advogado de Defesa: Honório de Medeiros
Assistente de Defesa: Padre Manoel Vieira Guimarães Neto.
-Conselho de Sentença:
- José Mendes Pereira (pesquisador do cangaço).
- Lemuel Rodrigues da Silva (Historiador).
- Manoel Onofre Júnior (Juiz aposentado).
- Alexsandro Donato de Carvalho (Historiador).
- Wellington Barreto (Adv. criminalista).
- Jornalista Rubens Coelho.
- Médico Armando Negreiros.
O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO, Jornalista Ivanaldo Dias Xavier e demais membros da referida comissão estão organizando uma série de entrevistas e outras ações, visando uma divulgação ampla dos eventos que serão desenvolvidos dentro da programação das festividades dos 90 anos da resistência do povo de Mossoró ao Lampião.
Benedito Vasconcelos Mend: Suplente do Conselho de Sentença: General do Exército Elieser Girão Monteiro Filho.
[13:52, 05/10/2024] Benedito Vasconcelos Mend: A PRÓXIMA REUNIÃO DA SBEC, para tratar da Organização das Festividades dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião será no dia 02 de junho de 2017, (sexta-feira), às 9:30 horas, no escritório do Dr Marcos Araújo, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA.
EM VISITA NA ACJUS – 02
Hoje recebendo no PCAMMM vários amigos, coisa que nos deixou bastante satisfeitos. Fruto de um trabalho sério da ACJUS com os programas extensivos às comunidades urbanas e rurais da nossa cidade.
CRIAÇÃO DA UERN
Em 28 de setembro de 1968, o prefeito Raimundo Soares de Sousa assinou o decreto de criação da FURRN, Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, o embrião da atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Há 56 anos.
EM VISITA NA ACJUS – 03
Dr. Haroldo Duarte, renomado urologista do qual somos pacientes há mais de 20 anos, após conclusão do nosso check-up, recebendo um exemplar do nosso livro In Memoriam como expressão da nossa admiração e gratidão na excelência do atendimento com cuidados importantes que geram confiança entre o médico e o paciente.
ANTIGA DO ACDP
Foto antiga do ACDP quando ainda era ADP, na margem esquerda do rio Mossoró.
ÍCONE DA HISTÓRIA
Dr. Milton Marques de Medeiros – Nasceu no dia 09-07-1940, em Upanema-RN; filho de Francisco Marques de Medeiros e Luiza Freire de Medeiros. Faleceu em 22-04-2017
FATOS HISTÓRICOS
Carlos Filgueira, Dr. Milton Marques de Medeiros e NI – Acervo da UERN
LEMBRETE AOS CANSADOS
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4)
DOAÇÃO DE LIVROS
Recebemos hoje um exemplar do livro Justiça Restaurativa Pela Mediação Em Matéria Penal Ante o Crime de Homicídio. Trabalho do nosso colega Dr. Francisco Wellington da Silva. O citado livro será incorporado ao acervo da biblioteca acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas. Ficando à disposição da comunidade. Obrigado amigo pela doação.
SESSÃO DE POSSE – AMARP – ACADEMIA MOSSOROENSE DE ARTISTAS PLÁSTICOS
Parabéns a acadêmica Franci Francisca Dantas pela magnífica sessão de posse. Evento prestigiado por diversas instituições e lideranças acadêmicas. Destacamos as presenças de Franci Francisca Dantas, Antônio Clóvis Vieira e Antônio Marcos de Oliveira, maçom Dr. Sebastião Jales, além de outras representações.
HISTÓRIA VIVA
NI, João Batista Cascudo Rodrigues, NI e Maria Gomes de Oliveira
NI, Lhayre Rosado, Francisco de Souza Revoredo, Padre Sátiro Dantas, Joaquim Felício de Moura, NI e NI
NI, Elder Heronildes, Dix-huit Rosado, Ivonete de Paula, Maria Gomes, Canindé Queiroz e Vingt Rosado – 1973
NI, Dagmar de Miranda Filgueira e Padre Sátiro Cavalcanti Dantas – 1968
ASCRIM
sessão de homenagens ao centenário do escritor Obery Rodrigues, evento promovido pela ASCRIM. Agradecemos ao confrade Francisco Silva Neto pela oportunidade de reencontrar grandes amigos e de participar desse memorável acontecimento.
INFORMES ACJUS
ACJUS – conforme decidido na AGE e nas últimas reuniões, decidimos quem serão os homenageados na programação alusiva aos 10 anos de fundação da ACJUS (Jubileu de Estanho). Temos como oradores pela sociedade, o juiz federal e nosso sócio honorário, Dr. Manoel Soares, que será saudado pelo acadêmico Francisco Marcos de Araújo. Os nomes que receberão as nossas honrarias, também já foram indicados e aceitos e receberão pela ordem: As medalhas Ruy Barbosa, Sátiro Cavalcanti Dantas e Maria Helderi de Queiroz Diógenes Negreiros, além da Comenda Cultural e Social acadêmico Milton Marques de Como já é do amplo conhecimento de todos, o nosso calendário de atividades que homenageia o acadêmico Petronilo Hemetério Filho, será concluído nas datas de 25/11 – Fórum de Debates Pensando Mossoró – Edição Mulheres Inspiradoras e com a programação alusiva aos 10 anos da fundação da ACJUS (Jubileu de Estanho) que tem início no dia 5/11 e se estenderá até 22/11. Medeiros e o Certificado de Honra ao Mérito Magnífica Reitora María Gomes de Oliveira.
VISITA DO DR. MANOEL SOARES
O PCAMMM/ACJUS, recebendo hoje o juiz federal Dr. Manoel Soares, que será o orador da coletividade social na sessão de 10 da nossa instituição.
A CERTEZA
“Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar. Faço isso para que, de leste a oeste, o mundo inteiro saiba que além de mim não existe outro deus. (Isaías 45:5-6 NTLH)
SERES HUMANOS EXTRAORDINÁRIOS
Elder Heronildes, Josafá Inácio, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas e Bruno Clemente
TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.
Ricardo Alfredo vem apresentando uma serie de programações especiais com diversos vídeos e entrevistas no programa da TV Câmara de Mossoró no RN. É só assistir e verificar pelas redes sociais, principalmente no Youtube.
PESQUISADOR E ESCRITOR RICARDO ALFREDO
Leia e ore comigo – Salmo 35
O autor do salmo 35 é o rei Davi. O rei Davi escreveu esse poema no formato de lamentações, e nele mostra ao eterno a sua inocência, e descreve sua angústia motivada pela perseguição e difamação imposta pelos seus inimigos.
Este salmo revela um desejo que subiu ao coração do q sua honra sendo estabelecida.
1 Defende-me, Senhor, dos que me acusam; luta contra os que lutam comigo. 2 Toma os escudos, o grande e o pequeno; levanta-te e vem socorrer-me. 3 Empunha a lança e o machado de guerra contra os meus perseguidores. Dize à minha alma: “Eu sou a sua salvação”.
4 Sejam humilhados e desprezados os que procuram matar-me; retrocedam envergonhados aqueles que tramam a minha ruína. 5 Que eles sejam como a palha ao vento, quando o anjo do Senhor os expulsar; 6 seja a vereda deles sombria e escorregadia, quando o anjo do Senhor os perseguir.
7 Já que, sem motivo, prepararam contra mim uma armadilha oculta
e, sem motivo, abriram uma cova para mim, 8 que a ruína lhes sobrevenha de surpresa: sejam presos pela armadilha que prepararam, caiam na cova que abriram, para a sua própria ruína. 9 Então a minha alma exultará no Senhor
e se regozijará na sua salvação.
10 Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor? Tu livras os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livras os necessitados e os pobres daqueles que os exploram.” 11 Testemunhas maldosas enfrentam-me e questionam-me sobre coisas de que nada sei. 12 Elas me retribuem o bem com o mal e procuram tirar-me a vida.
13 Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração. 14 Saí vagueando e pranteando, como por um amigo ou por um irmão. Eu me prostrei enlutado, como quem lamenta por sua mãe. 15 Mas, quando tropecei, eles se reuniram alegres; sem que eu o soubesse, ajuntaram-se para me atacar. Eles me agrediram sem cessar. 16 Como ímpios caçoando do meu refúgio, rosnaram contra mim.
17 Senhor, até quando ficarás olhando? Livra-me dos ataques deles, livra a minha vida preciosa desses leões. 18 Eu te darei graças na grande assembleia; no meio da grande multidão te louvarei. 19 Não deixes que os meus inimigos traiçoeiros se divirtam à minha custa; não permitas que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo.
20 Não falam pacificamente, mas planejam acusações falsas contra os que vivem tranquilamente na terra. 21 Com a boca escancarada, riem de mim e me acusam: “Nós vimos! Sabemos de tudo!” 22 Tu viste isso, Senhor! Não fiques calado. Não te afastes de mim, Senhor, 23 Acorda! Desperta! Faze-me justiça! Defende a minha causa, meu Deus e Senhor.
24 Senhor, meu Deus, tu és justo; faze-me justiça para que eles não se alegrem à minha custa. 25 Não deixes que pensem: “Ah! Era isso que queríamos!” nem que digam: “Acabamos com ele! 26 Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim.
27 Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência e sempre repitam: “O Senhor seja engrandecido! Ele tem prazer no bem-estar do seu servo”. 28 Minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro. (Salmos 35:1-28)