Caern inicia melhoramento na Estação de Tratamento de Esgotos de Pau dos Ferros
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo com recursos próprios R$ 2,2 milhões em obra de melhoria da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Pau dos Ferros e a implantação de 1.000 ligações de ramais de esgoto na área do Centro e entorno.
O investimento irá finalizar um trabalho iniciado anteriormente que contemplou a construção de uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE) no bairro João XXIII, um emissário de esgotos (para transporte dos efluentes) e a tubulação principal (rede coletora) já instalada na cidade. Na tarde desta quarta-feira (1°) o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, esteve reunido com o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato e com o deputado estadual, Galeno Torquato, e discutiram detalhes desta obra.
A empresa iniciou o trabalho de manutenção da ETE que possui duas lagoas com 140×80 metros. Os efluentes são destinados a estas lagoas localizadas às margens da BR-405 na entrada da cidade de Pau dos Ferros.
Após a conclusão do serviço nas lagoas que terá um prazo de quatro a seis meses, será iniciado o trabalho de instalação das ligações dos ramais de esgoto. Quando este serviço for iniciar a população beneficiada irá receber comunicados sobre o começo da obra em cada rua contemplada.
A implantação dos ramais de esgoto só ocorrerá quando for concluído o serviço nas lagoas, pois as mesmas irão receber os efluentes destas mil ligações novas de esgoto. O sistema desta obra é denominado convencional, ou seja, a rede coletora de esgoto (tubulação) passa na rua contemplada. A Companhia faz uma ligação desta rede coletora até a calçada do usuário. E o consumidor é responsável por fazer a ligação dos efluentes de sua casa até a calçada. A ligação só deve ser feita quando a Caern emitir novo comunicado informando que o sistema está pronto.
Em Pau dos Ferros, as áreas Princesinha do Oeste e Manoel Deodato possuem rede de esgoto e são do tipo condominial. Neste tipo de sistema, os esgotos de cada casa vão para a caixa de passagem de esgoto e são interligados por um ramal que atravessa os fundos dos terrenos de lote em lote, ligando-se à rede coletora de rua em um único ponto.
O sistema é denominado condominial por que é feito a partir do modelo de um condomínio aonde todas as casas estão interligadas. Existem pessoas que erroneamente acham que este é um sistema exclusivo para condomínios em função do nome, mas o sistema é bastante usado em áreas com residências.
Para uma boa convivência com a rede de esgoto em nenhuma situação deve-se jogar lixo no vaso sanitário, deve ser feita a manutenção correta da caixa de gordura das residências e o usuário jamais deve mexer nos equipamentos do sistema de esgoto. Desta forma, ganha a Caern e ganha a população, pois o sistema de esgotamento sanitário será operado da maneira correta.