Caixa cria aplicativo que ajudará trabalhador a acompanhar Fundo de Garantia

A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira, 31, o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de facilitar consultas, em qualquer lugar e horário. O lançamento foi feito durante reunião do Conselho Curador do FGTS, no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o aplicativo é um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, que além dessa facilidade, terá o envio do extrato em papel e por mensagem telefônica, mantido. O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento no pagamento do FGTS.

Para acessar o aplicativo é necessário fazer um cadastro, onde o trabalhador criará uma senha e informará o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa.

Ainda segundo informações, o aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966.

FGTS

O fundo protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, onde o empregador deposita um valor mensalmente.

Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria.

 

Por Ismael Carlos