Câmara arquiva pedido de afastamento do presidente Jório Nogueira
Foi votado na tarde desta quarta-feira o parecer com o pedido de afastamento do vereador Jório Nogueira da presidência da Câmara Municipal de Mossoró. A votação se deu em meio a polêmica em torno de mudanças que teriam sido encaminhadas no parecer, o que gerou protesto por parte dos vereadores.
Após o debate, e apresentação de votos nominais, foi encaminhada a votação eletrônica com o registro dos votos no painel eletrônico. Foram registrados 14 votos a favor e três contra o arquivamento do pedido.
O presidente da Câmara, Jório Nogueira, se absteve da votação alegando questões éticas. “Foi feito o pedido de afastamento, foi formada uma comissão que preparou o parecer, e eles entenderam que o presidente não tinha cometido nenhum ato ilegal. Estou respaldado pela lei e pelos vereadores”, destaca.
No plenário, boa parte dos vereadores destacaram que não foi identificada falha jurídica mas que teriam ocorrido falhas na defesa dos direitos dos vereadores, e reafirmaram a intenção de buscar garantias de direitos como a obtenção e uso da verba de gabinete.
Jório destacou que apesar das divergências há a disponibilidade de manter uma boa relação com os vereadores. “Foi tudo tranquilo. Alguns vereadores fizeram seus questionamentos que é normal. Respeito e vamos tocar o ‘barco pra frente’. Mostrar que não há nenhum tipo de ilegalidade nesta casa, procurar defender a lei da melhor forma possível pra que nenhum vereador seja prejudicado” conclui.