Câmara de Mossoró discutirá soluções para crise do setor salineiro
A Câmara Municipal de Mossoró debaterá dificuldades e apontará soluções para o setor salineiro, em audiência pública. O plenário aprovou requerimento nesse sentido, nesta quarta-feira, de autoria da vereadora Sandra Rosado (PSB). A data da reunião será marcada nos próximos dias.
O debate, segundo Sandra, avaliará o segmento e indicará prioridades, a fim de embasar articulações em Natal e Brasília. “A Câmara Municipal tem que ser o berço dos grandes temas de Mossoró. É nossa responsabilidade iniciar mobilizações amplas em defesa do nosso município”, justifica.
A intenção é cobrar, principalmente da bancada federal do Rio Grande do Norte, ações em favor do setor salineiro. “É o caso de medidas que agreguem valor ao sal na origem da produção, no nosso Estado, e não no Centro-Sul, como ocorre, além da concorrência predatória do sal do Chile”, exemplifica.
TRABALHO
A parlamentar lembra que, quando deputada estadual (1999-2002), conseguiu validar lei, de sua autoria, que fortaleceu ganhos dos salineiros potiguares. Essa medida, ela destaca, representou reviravolta para o setor salineiro na época e precisa ser trazida à pauta e estimulada.
Na sessão desta quarta-feira, a vereadora se somou a pronunciamento do vereador João Gentil (PV), em defesa do setor salineiro. Os dois vereadores, inclusive, representaram a Câmara em audiência, no Ministério Público Federal em Mossoró, terça-feira (21), sobre impactos ambientais da atividade.
“Infelizmente, poucos políticos têm dado atenção devida ao sal de Mossoró, o que é um grande equívoco. Mas, vamos continuar fazendo a nossa parte também na Câmara Municipal, para que o sal realmente represente nossa riqueza maior, porque sempre que o sal vai bem, Mossoró vai bem”, assinala.