Campanha da Fraternidade debate questões sobre saneamento básico
Com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, foi lançada na manhã desta quarta-feira, 16, Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Neste ano, as ações da campanha têm como foco o saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
A campanha foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Durante o evento, dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.
Em Mossoró, a Campanha da Fraternidade Ecumênica será lançada oficialmente no próximo domingo, 14, com uma missa na Catedral de Santa Luzia, às 9h. Já no dia 21 de fevereiro, haverá outra ação da CF 2016: um ato ecumênico na praça em frente ao Arte da Terra. Todas as igrejas cristãs e toda a comunidade estão convidadas para a celebração.
Já no dia 23 de fevereiro, o bispo diocesano Dom Mariano Manzana fará uma coletiva com a imprensa para informar como serão desenvolvidas as ações da Campanha da Fraternidade no município, bem como apresentar detalhes sobre o gesto concreto da CF 2016. A coletiva será às 9h, no Centro de Treinamento.
Campanha ecumênica
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.