Candidato reage a exclusão de debate da InterTV: “Fomos excluídos do processo democrático”
Realizado na noite deste domingo o debate da InterTV Costa Branca, afiliada Rede Globo, contou com duas curiosidades.
Após anunciar desistência da candidatura, e recuar com a não oficialização do pedido, o prefeito Francisco José Jr participou do embate com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), e os candidatos Tião Couto (PSDB) e Gutemberg Dias (PCdoB).
O também candidato Josué Moreira (PSDC) não pôde participar em função da aplicação de regras do TSE explicadas pela emissora no início do debate.
Segundo o mediador, só podem participar candidatos que detenham em seu partido, ou coligação, no mínimo nove deputados em atuação na Câmara Federal.
“Não tenho deputado federal no meu partido. Teria que ter nove, mas em nossa coligação tem apenas seis. Entendemos a necessidade de regras, mas esta é uma regra excludente. É muita injustiça tirarem um professor de um debate. São apenas cinco candidaturas”, destacou o candidato em contato com o jornal O Mossoroense,
Josué externou sua insatisfação afirmando que seu nome foi excluído do processo democrático. “Fiquei insatisfeito. Fomos excluídos do processo democrático. O sistema causou um prejuízo enorme para nós”, reforça o candidato.
Segundo Josué Moreira, as oportunidades de aparição são muito restritas devido o disparate do poderio econômico mantido com relação a outras candidaturas.
“Programas de televisão exigem um investimento mínimo diário de algo em torno de mil Reais. São muitas dificuldades. Fazemos um sacrifício muito grande para participar do processo. Estou muito indignado. Acho um desperdício”, conclui.
Mesmo diante da existência das regras especificadas, o candidato terá a oportunidade de participar de um debate previsto para ocorrer nesta terça-feira pela TCM.