Cenipa vai revelar relatório sobre o acidente de Marília Mendonça nesta segunda-feira

Familiares das vítimas foram chamados para 'apresentação exclusiva' dos resultados, que depois serão abertos ao público

O Globo

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), vai apresentar, nesta segunda-feira (15), o resultado final da investigação sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas. O relatório será apresentado aos familiares das vítimas em primeira mão — às 14h —, e só depois liberado ao público. A informação foi confirmada ao GLOBO pelo advogado Robson Cunha, que representa a família de Marília.

O acidente

 

No dia 5 de novembro de 2021, a aeronave de matrícula PT-ONJ caiu no município de Piedade de Caratinga após colidir com um cabo da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig). Todas as cinco pessoas dentro do bimotor morreram. Além de Marília, o avião levava o produtor Henrique Bahia, o assessor Abicieli Silveira e os pilotos Geraldo Martins de Medeiros e Tarciso Pessoa Viana.

Relatório do Cenipa

 

As investigações realizadas pelo Cenipa não buscam estabelecer responsabilidades nem comprovar a causa do acidente, mas elaborar hipóteses para entender o que aconteceu e, dessa forma, evitar que novos acidentes aéreos aconteçam. Ou seja, a investigação realizada tem como objetivo preservar vidas e não apontar um culpado.

O relatório afirma que o avião saiu do Aeródromo Santa Genoveva, em Goiânia, com destino ao Aeródromo de Caratinga (MG), às 16h02, com dois pilotos e três passageiros a bordo. Na fase de aproximação, a aeronave colidiu contra uma linha de distribuição de energia, tendo danos substanciais. Todas as pessoas a bordo sofreram lesões fatais.

Com 95% da investigação concluída, ainda estão em desenvolvimento, segundo o relatório, pesquisas e análises sobre “desempenho técnico do ser humano”, “infraestrutura aeroportuária” e “infraestrutura de tráfego aéreo”. Tambpem estão sendo analisadas questões de segurança relacionadas a operações de aeronave em geral e auxílios de solo.

O avião, um modelo C90A, da Beech Aircraft, fabricado em 1984 e registrado para operação de táxi aéreo, não está liberado da investigação.

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