Cirurgia de Bolsonaro dura 12 horas e ex-presidente está estável

Ex-presidente foi submetido a procedimento para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. Segundo hospital, Bolsonaro apresenta quadro estável clinicamente.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia de mais de 11 horas no último domingo (13), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento teve início por volta das 10h, com o objetivo de liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, afetada por complicações da facada sofrida durante a campanha de 2018. Segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ele deixou o centro cirúrgico às 21h20 e foi encaminhado para a sala de extubação.

Bolsonaro apresentava fortes dores abdominais desde a última sexta-feira (11), quando precisou interromper um evento político no Rio Grande do Norte. Ele foi levado de helicóptero a um hospital em Natal e, no sábado (12), transferido para Brasília em uma UTI aérea. A equipe médica já havia previsto que a operação seria extensa, devido às intervenções anteriores no local atingido.

Durante o domingo, apoiadores do ex-presidente se reuniram na frente do hospital, fazendo orações e entoando palavras de apoio. Às 21h, poucos minutos antes do fim da cirurgia, foi realizada mais uma oração em corrente. Muitos se emocionaram e demonstraram otimismo com a recuperação do líder político.

Especialistas apontam que complicações como a de Bolsonaro são comuns em pacientes que já passaram por múltiplas cirurgias abdominais. Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, nesses casos há risco de obstruções causadas por aderências intestinais. A recuperação pode variar, sendo mais rápida se o problema for resolvido na própria cirurgia, ou mais lenta caso haja manipulação extensa do intestino.

Deixe um comentário