Coex confirma realização da Expofruti para setembro deste ano

O presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX), Luiz Roberto Barcelos, confirmou a realização da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) este ano. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Exposição e Eventos Eneas Negreiros (Expocenter) com o tema “Mais longevidade para você e seu negócio”.

Segundo Barcelos, a confirmação foi possível devido à garantia de apoio por parte da Prefeitura Municipal de Mossoró. “Nesta quarta-feira, 20, conversamos com representantes da Prefeitura sobre a importância do apoio e recebemos um sinal positivo do Executivo”, informa.

Ele lembra que a Feira deverá ser realizada de forma bienal por causa das dificuldades de conseguir apoio do poder público, que alegam dificuldades financeiras devido à crise econômica. No ano passado a Feira foi cancelada justamente por falta de apoio.

“Com a garantia do apoio, vamos iniciar o processo de vendas dos estandes e preparação da Feira”, diz, acrescentando que o Coex também conseguiu apoio do Governo do Estado para divulgar a Expofruit em uma feira de eventos em Berlim, na Alemanha.

Chineses
Nos próximos dias, o setor de fruticultura de Mossoró receberá a visita de técnicos chineses que chegam à cidade com interesse na importação de melão e melancia produzidos na região. Há aproximadamente três anos, o Coex vem trabalhando no intuito de abrir as portas do mercado chinês para a exportação das frutas da região.

“Acertamos o apoio para trazer dois técnicos do Ministério da Cultura Chinês, que estão vindo a Mossoró no final do mês de janeiro inspecionar o processo produtivo de melão e melancia na região. A intenção é abrir esse mercado. A partir disso, teremos condições de dobrar a nossa produção e também duplicar o número de empregos gerados em Mossoró”, reforça Luiz Roberto Barcelos.