Colegiado de presidentes de Assembleias do NE discutirá incorporação do Banco do Nordeste
Os presidentes das Assembleias Legislativas dos nove estados do Nordeste terão uma reunião com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, na próxima terça-feira, dia 16, às 15 horas, para discutir a retirada do processo de incorporação do Banco do Nordeste (BNB) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). O assunto ainda não chegou ao Congresso Nacional, mas vem sendo discutido nos ministérios da área econômica.
Em pauta também estará o pedido de retirada da extinção da aposentadoria dos trabalhadores rurais da reforma da previdência, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, e cuja admissibilidade já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa.
“Se acabarem a previdência rural o Piauí perderá 30% de todas as suas receitas. Isso não pode ser aprovado sob pena de termos a nossa economia reduzida a níveis muito prejudiciais”, disse o presidente da Assembleia Legislativa daquele estado, deputado Themístocles Filho (MDB).
O presidente afirmou que a reunião foi marcada a pedido do colegiado e presidentes dos legislativos do Nordeste, mas as bancadas dos estados da região Norte – que estão sob ameaça de verem incorporado o Banco da Amazônia ao BNDES – também devem se incorporar a essa luta.