CORRUPÇÃO POLÍTICA, GRANDE NEGÓCIO!– Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
CORRUPÇÃO POLÍTICA, GRANDE NEGÓCIO! – (Artigo da Semana) – [email protected]
CORRUPÇÃO POLÍTICA, GRANDE NEGÓCIO!
É lamentável que um país com dimensões continentais, campos verdejantes com terras boas que produzem de tudo, povo amável, riquezas naturais em todos os estilos, abundância de água, povo forte e trabalhando, natureza amigável, pois, não temos maremotos, terremotos, furacões devastadores, tufões, entretanto, temos corrupção para dar e vender, e ainda sobra para exportar.
Todos os setores da sociedade estão contaminados, impregnados pelo espírito da corrupção, pelo espírito do levar vantagem em tudo. E a ideia do levar vantagem tornou-se uma prática comum no seio da sociedade, tendo como valor o troca-troca de favores obscuros, desvios de verbas públicas e ainda temos que pagar (verbas partidárias) para eles serem candidatos. Uma vergonha, pois temos uma multidão sem casa, sem teto, sem rumo, com fome, sem segurança, desamparados, sem saúde, idosos humilhados em filas, crianças sem creche, adolescentes sem exemplos na vida.
Em cada estado desta nação, é perceptível que a troca de cadeiras, tanto no senado como em outras casas legislativas, tem como providência principal a continuidade familiar no poder, ou seja, de pai para filhos.
As nossas esquisitices políticas chegaram a um grau profundo de desastre que institucionalizamos as práticas imorais e ilícitas entre o público e o privado. E daí surgem a corrupção ativa, a corrupção passiva e a concussão, prevaricação e administração maquiada. Os quais abrangem as vantagens indevidas em benefício próprio ou de terceiros.
Certamente, a alma humana está doente, visto que a ganância, a monopolização da política e do mercado, a ausência de transparência, burocracias excessivas e ineficiência administrativa nos têm levado a uma democracia vazia e relativa.
Portanto, o sentimento de revolta e de indagação do povo tem sua justificativa nas ações e práticas de corrupção, roubos e desvios das verbas públicas, que são praticadas diuturnamente pelos políticos e gestores indicados para as instituições públicas, o que vem levando povo a mais completa miséria e abandono social.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo