Cozinha de iniciante: quais temperos não podem faltar?

Conheça 11 temperos que são a base da culinária e não podem ser ignorados na cozinha

 

Os temperos são poderosos aliados na cozinha, eles ajudam a ressaltar o sabor dos ingredientes, criam um balanço entre diferentes aspectos dos pratos e aromatizam a comida, afinal, parte da experiência alimentar vem por meio do olfato também. Para quem é iniciante nas artes culinárias, pode parecer um pouco confuso, já que a variedade de temperos disponíveis no mercado é imensa e as combinações podem ser infinitas.

Mas não se preocupe, acompanhe estas dicas básicas de quais temperos não podem faltar na sua cozinha para garantir o melhor sabor a cada garfada. Confira:

Sal, cebola e alho

Esse trio de temperos básicos é completamente indispensável em qualquer cozinha. O alho e a cebola são utilizados para harmonizar os sabores do prato, para refogar carnes e como base para caldos, enquanto o sal é usado para ressaltar o sabor natural dos ingredientes e para a comida não ficar “sem graça”.

Pimenta-do-reino

Outro tempero essencial na cozinha, a pimenta-do-reino em pó ou em grãos é utilizada para adicionar picância ao prato e harmonizar com o sabor umami (um dos 5 gostos básicos representado principalmente por queijos e carnes). Pode ser utilizada largamente na maioria das receitas, de carnes a ovos, massas, molhos, caldos, etc.

Canela

Muito utilizada em receitas doces, a canela é mais versátil do que aparenta. Esse tempero originário da Índia traz uma leve picância ao prato e também uma sensação de “calor” para a comida. Pode ser utilizada para temperar carnes, legumes e molhos vermelhos para massas.

Orégano

Esse tempero europeu é muito conhecido por ser usado nas pizzas. Mas a sua utilidade vai muito além da cozinha italiana, o orégano pode ser utilizado para temperar legumes assados, molhos, sopas, pratos com queijos derretidos e carnes.

Louro

As folhas de louro são muito apreciadas no mundo todo (inclusive, eram utilizadas em forma de coroa para os grandes generais e imperadores romanos). O louro combina muito com pratos feitos à base de grãos, como feijão, lentilha e arroz. Além disso, também pode ser utilizado em molhos e em carnes cozidas para trazer mais aroma.

Açafrão-da-terra

Também conhecido como cúrcuma, esse tempero de origem africana de cor amarelada é muito utilizado para dar cor aos alimentos; seu aroma levemente adocicado e sabor picante são ideais para temperar peixes, aves, arroz e ovos.

Alecrim

Outro tempero indispensável na cozinha, especialmente para o preparo de carnes. O alecrim é utilizado para dar aroma a diferentes tipos de cortes, seja bovino, suíno, de aves, cordeiro e até peixes. Além disso, o alecrim pode ser usado na produção de pães e legumes assados.

Salsa

De origem europeia, a salsa é um tempero muito utilizado na culinária brasileira; seu sabor leve agrega frescor e suavidade aos pratos, o que traz grande versatilidade na sua utilização em qualquer tipo de preparação.

Glutamato monossódico

Também conhecido como MSG, o glutamato monossódico é um tempero utilizado para realçar o sabor dos alimentos, como o sal, e a diferença é que esse tempero não salga a comida. A crença popular faz com que algumas pessoas acreditem que o glutamato monossódico faz mal. No entanto, não existem estudos que comprovem essa crença, especialmente se o tempero é utilizado em quantidades moderadas, assim como qualquer outro ingrediente na cozinha.

Deixe um comentário