Débito da PMM com Hospital Wilson Rosado pode inviabilizar atendimento
A direção do Hospital Wilson Rosado encaminhou ofício ao prefeito Francisco José Júnior (PSD), à Secretária Municipal de Saúde, Leodise Cruz, e ao Secretário Municipal de Administração e Finanças, Marcos Fernandes, cobrando o pagamento do débito de R$ 2.828.286, 01, referente ao repasse federal para custeio de produção do Sistema Único de Saúde (SUS). A direção enfatiza que se até o final do mês o pagamento não for regularizado, haverá a suspensão do atendimento de pacientes do SUS na unidade.
Os débitos são referentes a atendimento de pacientes do SUS, como consultas, exames, internamento clínico, cirurgias oncológicas e cardiológica, quimioterapia e diárias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Em alguns procedimentos, o atraso do pagamento se acumula desde outubro do ano passado.
“Os valores referentes ao custeio da produção do SUS já foram repassados pelo Governo Federal para a prefeitura no prazo previsto”, enfatiza o diretor do Hospital Wilson Rosado, Marcos Moura, no ofício encaminhado ao Executivo.
A Secretaria Municipal de Mossoró informou, através de sua assessoria de imprensa, que o pagamento dos valores devidos ao Hospital Wilson Rosado estão em processo para serem liberados. A assessoria explica que o pagamento dos serviços de cardiologia é efetuado via indenizatória e os trâmites para liberação dos recursos estão em andamento.
Já para o pagamento referente à oncologia e UTI, a Secretaria de Saúde estava aguardando a abertura do Orçamento Municipal 2016. “O orçamento foi aberto na semana passada e está em processo de liberação da verba”, declara. A assessoria, no entanto, não informou sobre um prazo para que o pagamento seja efetuado.