Deputada cobra informações sobre ações por hub da Latam no RN
A deputada Márcia Maia (PSDB) cobrou nesta quarta-feira (29), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, informações sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do RN na disputa com Pernambuco e Ceará pela instalação do Hub da Latam no estado.
Márcia trouxe o assunto ao plenário após o anúncio da retomada dos estudos para a implantação do centro de conexões de voos feito pela companhia aérea. O anúncio, antes previsto para o segundo semestre de 2016, foi adiado em razão da crise econômica no país.
“Apresentei requerimento ao Governo pedindo informações, pois sabemos que há obrigações a serem cumpridas pelo estado e que são necessárias à disputa. O Governo precisa estar atento para as obras de conclusão do acesso Sul ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante que deveriam ter ficado prontas em 2014”, exemplificou Márcia.
A instalação do hub garantirá, caso seja concretizado, uma média entre 34 a 42 mil empregos na região Nordeste. A parlamentar destacou ainda que a instalação do hub no Aeroporto de São Gonçalo seria importante para reduzir o desemprego, e ampliar a frota de voos nacionais e internacionais, além de abrir novos destinos resultando no aumento do fluxo de turistas no estado.
O estudo da consultoria Oxford Economics apontou que o hub traria um crescimento adicional de US$ 374 milhões/ano ao PIB potiguar. Em 5 anos, o RN teria impacto de R$ 7,1 bilhões. Há a expectativa da criação de 8 a 12 mil novos empregos diretos e indiretos.
“São muitas razões pelas quais é de fundamental importância para que o Estado venha a lutar pelo hub”, disse a deputada. Márcia, inclusive, foi uma das primeiras no Legislativo potiguar a defender a redução da alíquota do combustível de aviação e que acabou concretizada pelo Governo do Estado ao reduzir o imposto de 17% para 12%.