Deputados definem pauta prioritária sobre segurança pública
O deputado federal Alberto Braga (DEM-DF), coordenador do grupo de trabalho destinado a receber propostas de parlamentares sobre segurança pública anuncia o recebimento das prioridades das bancadas, devendo levar essas propostas à presidência da Câmara para que sejam apreciadas com prioridade.
Um dos projetos trata da escolta durante o transporte de explosivos, bem como de regras para produção, estoque e uso do produto, considerando que o uso de explosivos tem aumentado, principalmente em roubos a caixas eletrônicos. Recentemente, na cidade de Eunápolis, no interior da Bahia, houve inclusive a explosão da instituição bancária.
Outra proposta regulamenta o mandado de busca coletivo. Acredita-se que, se acompanhados pelo Ministério público e pela Defensoria Pública, mandados de busca coletivos vão beneficiar muito a população oprimida. Hoje, as pessoas são obrigadas a guardar arsenais nas suas casas sem que queiram; são obrigadas a dar proteção ao tráfico e às milícias sem que queiram.
Entre as propostas apresentadas pelos deputados do grupo de trabalho estão mudanças no sistema prisional; a apreciação das leis orgânicas das polícias militares e civil; e modificações na lei antiterrorismo, entre outras. O grupo de trabalho sobre segurança pública voltará a se reunir na próxima terça-feira (20).