Dilma empossa Lula como ministro da Casa Civil
A presidenta Dilma Rousseff acaba de dar posse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil. Ela também deu posse a Jaques Wagner como ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República e a Eugênio José Guilherme de Aragão, como novo ministro da Justiça.
Lula substitui Wagner na Casa Civil. Aragão assume o cargo em substituição a Wellington César Lima e Silva, que pediu exoneração na última terça-feira (15). Aragão é subprocurador-geral da República desde 2004.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Wellington deveria deixar o posto em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento. Os ministros da Corte decidiram que Wellington não pode chefiar a pasta já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.
A posse foi iniciada com o protesto de um dos presentes, ação retaliada por autoridades e militantes presentes a posse. Durante vários momentos do discurso foram entoados gritos de guerra contra a Rede Globo de Televisão e destacando que não haverá golpe, numa alusão a supostas manipulações políticas com o objetivo de prejudicar o governo da presidenta Dilma.
Durante o discurso a presidenta Dilma destacou a confiança nos nomes que assumem os ministérios e reafirmou a posição de que há crise que envolve o País em origem no inconformismo dos opositores.
Com informações da Agência Brasil