Dona Lourdes Rosado

Elder Heronildes da Silva Zélia Macêdo Heronildes.

OS LUGARES DA LEMBRANÇA

Disseram-me, e eu fiquei triste, que Dona Lourdes Escóssia Rosado, havia falecido. A tristeza, inopinadamente, transformou-se nu8ma suave lembrança, que penetrava sensitivamente na memória, vinda do coração, através de suas cordas vibrantes.

Na memória, uma outra lembrança já ocupava um lugar de destaque, sempre reservando e preservando um outro, que ninguém sabia porque; e agora será preenchido com carinho e com afeto, fazendo dali um lugar de sentimento purificador, pela bondade e pela amizade dos seus ocupantes.

Agora, não há mais o vazio, há a presença de dois seres, preenchendo os seus respectivos lugares nas lembranças suaves que nunca morrem, pois originárias, da amizade, do afeto, do bem querer e do carinho; sem outro interesse senão da junção espiritual dos sentimentais mais nobres e mais caros, na valorização da compreensão recíproca.

São eles, Vingt Rosado e Dona Lourdes Rosado.

Dona Lourdes, como gostava de referir-se Vingt, em conversa comigo, era a representação ao mais expressiva, mais gentil, mais suave, mais cândida e compreensiva, no tratamento que devotava às pessoas que privavam do relacionamento com o casal; mesmo no turbilhão político existente constantemente à sua volta, nunca abandonava a meiguice e a suavidade ao falar.

Digo, clara e publicamente, porque sempre fui alvo desse carinho, desse afeto e desse bem querer, que também emanavam do seu esposo.

Há tempos não a via, e quando isso acontecia, sua presença me fazia bem. Todas as lembranças que tenho dela, Dona Lourdes, são agradáveis, pois ela exalava bondade e valorizava as amizades.

No velório de Vingt, como agora, não contive as lágrimas copiosas que molhavam o meu rosto.

Senti, então, a delicadeza de uma mão no meu ombro, e a voz, mais delicada ainda, dizendo: “Elder, eu sei o que você está sentindo, pois mais ainda sinto eu. Agora é bom você repousar.”

Ofereceu-me uma rede ou uma cama para que eu repousasse, preferi ir para casa.

É isso o que eu sinto agora, desejando a todos os seus familiares, em meu nome e no de Zélia Macêdo, profundo sentimento de solidariedade, na certeza de que ela está ao lado de Deus, recebendo, diretamente, as bênçãos do Senhor.

Elder Heronildes da Silva                             Zélia Macêdo Heronildes.

Deixe um comentário