Deputada Larissa Rosado, uma voz ativa em favor dos trabalhadores do RN
Em Audiência Pública que aconteceu na tarde de ontem, 31, na Câmara Municipal de Mossoró, a deputada Larissa Rosado (PSB) se colocou contra a reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal e a favor dos trabalhadores.
Para a deputada, a reforma proposta pelo Governo é extremamente danosa para todos os trabalhadores, mas especialmente para as mulheres, já que aumenta a idade mínima para as mulheres para 65 anos – igualando a idade dos homens.
“As mulheres trabalham em média 5 horas a mais que os homens, recebendo bem menos, por funções semelhantes. Na maioria das vezes cumprem jornada dupla ou até tripla. Portanto, é fundamental a manutenção da aposentadoria diferenciada para as mulheres”, ressalta Larissa.
A parlamentar faz um chamamento para que autoridades e sociedade estejam unidos num movimento contra a reforma.
“A pressão da sociedade pode levar o Governo Federal a rever essa proposta. Assumo o compromisso público, através do nosso mandato, de votar contra qualquer projeto de reforma que não dialogue com os segmentos representativos dos servidores públicos estaduais e que ameace a retirada de direitos conquistados com muita luta”, afirma a deputada.
A Proposta
A proposta de Reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional, protocolada na Câmara dos Deputados como PEC 287 prevê 65 anos como idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres, sem diferenciação. A medida atinge os setores público e privado, à exceção dos militares. A idade mínima para aposentadoria ainda estará sujeita a ajuste, caso aumente a ‘sobrevida’ dos brasileiros. Trabalhadores rurais na regra em vigor não são obrigados a contribuir com o INSS. Com a proposta, deverão contribuir e terão idade mínima de 65 anos como regra. Os militares também terão projeto de lei específico, pois, ao contrário, não deverão ser atingidos pelas mudanças contidas na reforma.