Estudantes realizam o 1º Encontro de Negras, Negros e Cotistas da Uern
A coordenação de Negras e Negros do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza durante toda esta quarta-feira, 25 de maio, o 1º Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERN. O evento tem como objetivo debater sobre o preconceito, possibilitar a troca de experiências entre alunos e professores, e traçar estratégias e métodos de combate ao racismo dentro e fora da universidade.
O encontro tem como tema “AFROntar: garantir direitos e combater o racismo” e é realizado com apoio dos coletivos, organizações e grupos como o Enegrecer, Kizomba, a Marcha Mundial das Mulheres, o Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) e Ousadia Juvenil.
O encontro conta ainda com a participação do coordenador de combate ao racismo da União dos Estudantes (UNE), Rodger Richer, e de Tatiane Anjos, membro do MJPOP e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).
Os debates, palestras e atividades do Encontro estão sendo realizados no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), campus central da Uern, desde as 8h e irão continuar até as 22h.
Ufersa também debate
Na terça-feira, 24 de maio, foi a vez de a comunidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) debater a inclusão da população negra no ambiente universitário. O tema foi discutido no 1º Encontro de Estudantes Negras, Negros e Cotistas da Ufersa. O evento teve como tema “Minha Presença te Incomoda” e foi organizado pelo DCE Romana Barros.
“Enquanto 51% da população do país se autodeclara negra ou parda, apenas 11% dos que estão cursando o ensino superior são negros. A Ufersa foi pioneira na institucionalização das cotas na sua plenitude destinando 50% das vagas oferecidas para os estudantes cotistas”, afirmou o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos.
Segundo o reitor, o sistema de cotas representa igualdade em todos os cursos. O reitor acredita que a interiorização das universidades e a implantação das cotas são os maiores exemplos de inclusão social adotados pelo Governo Federal.
O Encontro foi uma preparação para o V Encontro Nacional de Negros, Negras e Cotistas, a ser realizado nos período de 29 a 31 de julho em Salvador.