FADIGA ESPIRITUAL E EMOCIONAL – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

FADIGA ESPIRITUAL E EMOCIONAL - (Artigo da Semana) – [email protected]

FADIGA ESPIRITUAL E EMOCIONAL

Em cada canto da cidade, em cada roda de conversa, em cada igreja, em cada lugar de trabalho, escutamos a seguinte frase: “estou cansado”. Quando esse cansaço está relacionado com o físico, é necessária apenas uma noite de sono sem perturbações ou adversidades, que logo passa. Porém, quando este cansaço estiver relacionado com a alma (razão da existência), é necessária que as estratégias mudem, ou seja, que a presença do eterno venha e esteja em sua vida, como diz o profeta Isaías ao afirmar: “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. (Isaías 40.29).

O cansaço emocional e espiritual vem para todos, não escolhe classe social e nenhum dos paramentos humanos, como escreve o salmista: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” (Salmos 42:11ª). Todavia, o criador conhece nossa estrutura e se dispõe a nos ajudar na jornada da vida, nos dando alegria de viver em sua presença e nos conduzindo a obedecer a suas leis.

É notório que o mundo vem carregando um peso cruel que vem destruindo a alma humana. Logicamente, essas ações são desencadeadas dos nossos atos ruins que reverberam no universo e retornam à sua origem. Esse peso é tão cruel que muitos desejam não viver mais. Porém, o Eterno oferece descanso espiritual, descaso físico, mental e emocional, como ensina o apóstolo Paulo: “Deixo-vos a paz e a minha paz eu vos dou”. (2 Coríntios 4:8-10).

A própria ciência diagnostica que a nossa estrutura é fraca e ilimitada, e desta forma as doenças físicas, mentais e espirituais são desencadeadas pela correria do dia a dia, e pelas tribulações do mundo colorido dos homens, que leva ao cansaço físico e ao cansaço interior.

Do conjunto de tribulações e da correria do dia a dia, surgem sinais que apontam para cansaço mental. Entre eles estão: alterações constantes de humor; cansaço excessivo; irritabilidade; desânimo; insônia; perda de memória; dificuldade de concentração e sonolência. Diante deste diagnóstico, o apóstolo, ao sentir estes mesmos sintomas, relatou: “Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças”. (II Timóteo 4:16-17). Este é um exemplo que nos mostra que jamais estamos sozinhos diante das lutas e tribulações.

Há momentos em que as lágrimas se tornam invisíveis, é o choro interior. Neste momento, as forças foram embora devido ao nível de esgotamento e cansaço. É neste tempo que devemos relembrar das palavras do eterno: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaías 40.31). Logo em seguida, há um conselho forte aos que sofrem. “Diga o fraco: eu sou forte”. (Joel 3:10b)

Leia com atenção estes grandes exemplos da parte do eterno para quem deseja encontrar fortaleza no dia mal. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. O Eterno acreditou em Moisés e lhe deu uma missão, libertar o Seu povo da escravidão no Egito e dirigi-lo à terra prometida. No entanto, em sua árdua missão, ele sentiu o peso da carga e ficou abatido física, emocional e espiritualmente. No entanto, a resposta do altíssimo rei foi dividir o fado nomeando líderes. Em nossos dias, onde a pressão por resultados e a correria da sobrevivência, necessitamos de alguém que possa dividir o fardo, nos ajudar. Nenhuma pessoa é uma ilha para viver sozinho, o Eterno não fez o homem para viver sozinho. Você tem dificuldades de pedir ajuda? Mude hoje mesmo”.

Assim como não devemos tomar decisões quando estivermos abatidos, tristes ou mesmo cansados. Tente, em primeiro plano, descansar e buscar da parte do eterno um conselho. Não tome decisão em momento de cansaço! “… Busca satisfazer seu próprio desejo, aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria”. (Provérbios 18:1)

Portanto, o cansaço e a fadiga são condições corriqueiras na vida humana e são referidos nas Sagradas Letras como parte da experiência e do crescimento espiritual da humanidade. As Sagradas Letras oferecem princípios e lições que indicam o caminho correto de como passar por essas duras provas. Entre elas estão: buscando descanso, renovação e força no Eterno, e aplicando os ensinamentos de forma relevante na própria vida.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

“Vinde a Mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28)

Deixe um comentário