Famílias enfrentam acampamento de 50 horas para garantir vaga em escola do município
Pais, mães e até mesmo crianças de colo, acampam em frente a Escola Municipal Raimundo Fernandes, bairro Santo Antônio, desde a madrugada deste sábado, 2 de janeiro.
O acampamento, montado desde às 4h30 do sábado, será mantido até a manhã desta segunda-feira, quando serão efetuadas as matriculas dos novos alunos.
“Estou desde a madrugada de sábado aqui, por que é a única forma de garantir uma vaga para minha filha numa escola melhor. Esta é organizada. As outras são muito bagunçadas”, destaca a dona de casa Acsanara Fernanda Fonseca, que busca vaga para a filha que cursará a primeira série do ensino fundamental.
Na noite do sábado mais de 30 pessoas ocupavam vaga na fila improvisada com o uso de cadeiras e colchões.
“As condições são precárias. Não tem banheiro. Não tem comida. Tem uma criança que está dormindo num colchão. De dia faz muito calor, e a noite o perigo é grande. Não tem policiamento, mas preciso de uma vaga pro meu filho” destaca Edna Fernanda da Silva, que trabalha num supermercado nas proximidades da escola e permanece na fila num sistema de rodízio com outros familiares.
Até a manhã da segunda-feira o acampamento terá ultrapassado 50 horas e em meio a pais, mães, e crianças, um caso em especial gera maior preocupação.
Grávida de oito meses, a dona de casa Antônia Paula acompanha o grupo na tentativa de garantir uma vaga para a filha, que será matriculada na primeira série do ensino fundamental.
“Preciso da vaga para minha filha. Estou grávida, mas estamos próximo de uma UPA. Caso ocorra algum problema posso ir até lá”, conclui.
Segundo os pais que encontram-se na fila a escola dispolibilizará 50 vagas para o turno matutino e 23 para o vespertino.
O excedente será acomodado em outras escolas da região.