A resistência de Mossoró

FM93

Lembro do encontro que tive com os saudosos deputado Vingt Rosado e empresário Diran Ramos do Amaral. Aproximava-se a sucessão municipal de 1988 e os irmãos Vingt e Dix-huit Rosado estavam em processo de afastamento político. Os dois eram sócios da Rádio Tapuyo de Mossoró, hoje, Rede Potiguar de Comunicação. Dix-huit era majoritário e administrava a emissora, restando ao deputado Vingt Rosado procurar outra saída para continuar com um órgão de comunicação.

A solução que se apresentou foi a instalação de uma rádio FM, uma vez que não havia concessão para uma outra AM a cidade, no plano de expansão do ministério das Comunicações. O projeto foi tocado com rapidez e, antes das eleições de 1988 era inaugurada a primeira emissora de Frequência Modulada, em Mossoró. O primeiro prefixo foi 94.1, mudando depois para 93.7 por orientação da Anatel.

O primeiro desafio a vencer foi a inexistências de aparelhos de rádio na frequência modulada, sobretudo na zona rural. As lojas de eletrodomésticos foram contactdas e a 93, em quase todos seus programas, promovia sorteios de rádios que tivessem essa frequência.

Não demorou para que a emissora conquistasse o gosto popular. Para a primeira música a ser executada houve entendimento entre os apresentadores que, depois de várias sugestões, fixaram-se em uma música de Fábio Júnior com participação de Bonnie Tyler, intitulada “Sem limites para sonhar”.

Em seus primeiros dias a FM Resistência recebeu forte influência de emissoras de rádio do vizinho estado do Ceará. O primeiro coordenador de programação foi Will Nogueira era cearense e trouxe mais dois profissionais, Fernando Roberto e Paulo Martins, com experiência em emissoras FM. De Mossoró, foram contratados George Wagner, Décio Neves e Cleane Rangel.

Entre os primeiros funcionários, Elias Pereira, já aposentado, continua dando sua colaboração à emissora. Oberdan Silva, coordenador artístico da rádio, tem mais de 28 anos na empresa.

A todos os que fazem a FM93, funcionários, apresentadores e ouvintes os parabéns pela marcha vitoriosa e que o objetivo de bem servir continue a ser a meta principal de todos que fazem “a Resistência de Mossoró.