Governador Robinson Faria em Mossoró
O governador Robinson Faria chega hoje à Mossoró. E, ele está precisando se aproximar mais dos mossoroenses, conforme prometeu logo após a eleição, sensibilizado com a expressiva votação recebida nesta cidade. Seu projeto ficou prejudicado por conta do desgaste do prefeito municipal, cuja administração é rejeitada por mais de 80% da população. A greve no setor educacional foi outro fator que contribuiu para sua ausência. Depois de pouco mais de um ano frente ao governo do Estado, Robinson tem o diagnóstico preciso dos desafios que ainda prejudicarão seu desafio, sobretudo nas áreas da segurança e da saúde.
Robinson não tem encontrado oposição dos políticos locais. Nem precisa. O prefeito Francisco José e a maioria dos vereadores ligados à prefeitura é que sustentam o fogo cruzado contra o governador. Quase que diariamente o prefeito reclama do governo do Estado que não tem retribuído, segundo ele, o esforço dispendido para sua eleição. Todos os dias, algum dos seus secretários recita a ladainha ensinada em Palácio: o governador não repassa os recursos do SUS, o governador não contribui para melhorar a segurança em Mossoró, o governador não paga os custos com os pacientes que fizeram transplante e necessitam acompanhamento em Fortaleza, o governador não tem mostrado sensibilidade nem ajudado ao prefeito.
Entretanto, os “aliados” locais do governador não falam que todos os cargos de direção do governo estadual existentes em Mossoró estão ocupados por indicações do prefeito Francisco José. Não se tem conhecimento de outro governador que tenha concordado em oferecer cem por cento das funções gratificadas a um único líder político. Um familiar do prefeito é diretor do Hospital Tarcísio Maia, mas isso não evita que o governador seja acusado de jogar nas costas do município os problemas dessa unidade de saúde. Não fosse isso, o HRTM seria hospital de referência para todo o Rio Grande do Norte.
A partir de hoje, o governador está disposto a mudar de estratégia. Cumprirá agenda em Mossoró, procurando uma maior aproximação com a cidade. Entre as solenidades oficiais Robinson Faria, e a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, participam da solenidade de inauguração de mais um Restaurante Popular em Mossoró. Visitará o local onde será construido um hospital materno-infantil, com recursos do BID. Participará de encontros com os vereadores, classes produtoras, lideranças políticas e, dependendo do resultado dessa agenda, poderá pernoitar na cidade e continuar sua programação na sexta-feira. Pode ser o passo inicial para reverter a rejeição que sua administração enfrenta em Mossoró e, quem sabe, ganhar alguns pontos positivos.