Governador será recebido com protesto em Mossoró
Governador Robinson Faria cumprirá agenda em Mossoró na manhã desta quarta-feira, às 10h, com presença confirmada na inauguração da nova unidade da Central do Cidadão que funcionará anexa a estrutura do Estação Shopping.
A chegada do Governador a cidade deverá ser marcada por protestos encabeçados por servidores da saúde. A manifestação é articulada pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde).
A iniciativa que começou a ser articulada na manhã desta segunda-feira tem como objetivo pressionar o Governo para impedir as mudanças previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 037/2017 que deverá render ajustes na estrutura de hospitais regionais de pelo menos sete cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Caraúbas e Apodi, na região Oeste.
As mudanças devem reduzir a estrutura dos hospitais regionais para Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA), levando a mudanças no atendimento dos municípios situados nas regiões inclusas no TAC.
O Governo tem destacado que não fechará unidades de atendimento, mas em Mossoró o discurso de ajuste foi aplicado no período que antecedeu o fechamento dos Hospitais da PM e da Mulher, e mesmo que as unidades não sejam fechadas vários serviços deverão ser desativados.
Na última semana, 53 servidores que atuavam nestes hospitais, e foram acomodados no Hospital Regional Tarcísio Maia, e Hospital Rafael Fernandes, foram demitidos.
Em meio aos temores destacados pelo Sindsaúde encontra-se o de redução nos postos de trabalho da área da saúde que já conta com elevado déficit de servidores.