Governo do RN realiza novo mutirão e amplia acesso à emissão da nova CIN

O Governo do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (10), promoveu mais um mutirão para emissão de novas Carteiras de Identificação Nacional (CIN). Realizado na Escola de Governo (EGRN), no Centro Administrativo do Estado, a ação teve o intuito de facilitar o acesso ao serviço para os servidores públicos estaduais.

A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

A vice-presidente da Comissão Estadual do PQVST, Graça Araújo, explicou a importância de viabilizar o acesso à documentação. “Essa iniciativa é um exemplo de como parcerias estratégicas podem facilitar e propiciar mais comodidade aos servidores. A ação faz parte de uma campanha da gestão estadual de fazer a transição da documentação e simplificar os trâmites burocráticos desse processo”, explicou.

Os atendimentos foram realizados por meio de fichas, entregues por ordem de chegada, e contemplou cerca de 100 pessoas.

A servidora da Control, Maria Olivia, relatou que se surpreendeu com o serviço pela agilidade e conforto. “A iniciativa é ótima! Proativa e que valoriza o servidor. Serviços como esse são muito bem-vindos, pois conseguimos conciliar com o trabalho. Separei uma horinha para obter esse documento e foi mais rápido do que o esperado”, declarou.

A servidora da Sead, Gleide Moura, lembra que o RG é muito mais do que um simples papel. “É a cidadania em forma física. A falta do documento de identificação pode atrapalhar em coisas simples, desde abrir conta no banco, até realização de viagens. E esse novo modelo adotado desde 2023 centraliza quase todos os documentos em um só, trazendo ainda mais praticidade”.

Denis Freire, auxiliar administrativo, veio à Escola de Governo para atualizar sua documentação. “É uma ação muito interessante, sabemos da importância do RG para garantir o exercício da cidadania e diversos direitos. Otimizar o tempo, enquanto faz isso é ótimo. O processo é bem rápido e simples”, pontuou.

O atendimento com foco nos servidores públicos estaduais já contemplou cerca de 700 servidores desde o início deste ano em diversas outras ações promovidas pelo Governo do Estado.

Novo Documento

A Carteira de Identidade Nacional integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, com redução das fraudes e custos para sociedade, estabelecendo confiança e provendo a integridade dos dados de identificação. Tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

A CIN vem sendo produzida em todo o Brasil desde dezembro de 2023 e a meta é que até fevereiro de 2032 todos os brasileiros façam uso da nova CIN.

Deixe um comentário