Governo empossou 59 novos gestores de escolas estaduais

A rede estadual de educação tem 95% das unidades de ensino com gestões eleitas

Na última quarta-feira, 15, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer empossou 59 novos gestores de escolas estaduais. Os novos gestores foram os vencedores das eleições realizadas em novembro deste ano.

A investidura no cargo ocorreu dentro do II Seminário de Posse e Integração dos Diretores(as) Escolares, momento de apresentação das metas e valores da SEEC para o novo grupo de gestores. O seminário foi conduzido pelas Coordenadorias dos Órgãos Regionais de Educação (CORE) e de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da SEEC.

“Esse é um momento muito especial para toda a rede de ensino. Mais de 95% das escolas, centros de educação profissional e centros de atendimento especializado da rede estadual contam com gestores eleitos democraticamente. Isso mostra que a priorização dos princípios de uma gestão popular e participativa, que está em curso sob a liderança da governadora e professora Fátima Bezerra, reverbera em nossas escolas e mostra a força da gestão democrática”, frisou a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação do RN e presidente da Comissão Estadual Central de Gestão Democrática (CECGD).

As unidades de ensino que contam com novos gestores integram o processo de renovação de gestão da rede estadual de educação iniciado em 2019. Na época, essas escolas não conseguiram realizar seus pleitos por falta de candidatos, erros na documentação das candidaturas e o período de aulas não presenciais dificultou a participação de todos os atores neste processo. Os mandatos terão duração até 2022.

“Uma grande honra. Assumir a direção de uma escola nos motiva a buscar novos resultados e todos nós estamos preparados para essa missão”, pontuou Danietza Raquel Filgueira Galvão, gestora empossada da escola estadual Francisco Antônio de Medeiros, localizada em Mossoró.

Puderam concorrer aos cargos de gestão os servidores efetivos da carreira do magistério público do RN com experiência no Sistema de Educação Pública de, no mínimo, três anos e em exercício, há um ano, na unidade escolar na qual concorreu.

“Todos nós temos um grande compromisso com a educação. Vocês foram eleitos pelo voto dos colegas professores, dos estudantes, dos alunos, de toda a comunidade escolar e assumem a responsabilidade de conduzir a gestão das nossas unidades de ensino. Um desafio que não é maior que vontade de fazer uma educação digna e emancipadora. Estamos juntos nessa jornada”, destacou o professor Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer durante o ato simbólico de posse.

Deixe um comentário