HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE TODOS OS TEMPOS – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE TODOS OS TEMPOS - Coluna da Semana – [email protected]

PENSAMENTO – Oração.

“Na tempestade, ore ao Eterno pedido que abrisse as águas para que eu pudesse passar”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

ANIVERSARIANTES DA ACJUS

Parabéns ao Eterno Professor e Amigo Canindé. Que Deus o abençoe e ilumine a sua jornada.  Grande abraço.

Parabéns, grande Edilson! Paz, saúde e muitas felicidades! Deus te cubra de bênçãos e muito sucesso!

ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

 

Comissão Eleitoral da Academia Mossoroense de Letras – AMOL

COMUNICADO

Comunicamos que o senhor Presidente da AMOL, em Exercício, Antônio Filemon Rodrigues Pimenta, designou a Comissão Eleitoral da Instituição composta pelos seguintes membros: Almir Nogueira (AMOL), Antônio Marcos (ACJUS) e José Eriberto (AMOL e representando a Fundação Vingt-un Rosado), que se reuniu hoje, 22/10/2024, às 09h00, na sede da AMOL para definir a data da eleição da cadeira de número 36, antes ocupada pelo imortal Canindé Queiroz. Presente a esta reunião esteve também o Presidente em Exercício, supracitado.

Em síntese ficou assim definido: a eleição será no dia 20/11/2024, das 08h00 às 16h00, sem interrupção para o almoço, e a apuração dos votos dar-se-á logo após o encerramento da votação.

Atenciosamente: Almir Nogueira Presidente da Comissão Eleitoral

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE TODOS OS TEMPOS

Professoras Franci e Taniamar, com o Confrade Heriberto.

Professor Wellington Barreto e o Confrade Paulo Negreiros.

Professores Carlos Filgueira e Milton Marques de Medeiros (Acervo da UERN

Professora Joana D’arc Fernandes Coelho e seu filho, Professor Sérgio Coelho.

Professora Vanda Jacinto

Professor Paulo Fernandes, sua esposa Mary Ester e Dra. Welma – 2019.

Professor Dr. Milton Marques de Medeiros.

Professores Elder Heronildes, Gonzaga Chimbinho e Felipe Caetano – 2007.

Professor Luiz Carlos Martins – 1992.

Professora Saúde, da rede municipal de ensino de Mossoró.

Professor Josafá Inácio da Costa com o coral do Conservatório de Música Dalva Stela, pertencente a antiga FURRN – Arquivo da UERN.

Professor CHIQUITO (Colégio Diocesano), grande mestre do saber, deixou saudades.

professor Antônio Clóvis

Professor Edilson Gonzaga de Sousa Júnior.

Professor Ricardo Alfredo.

CONVITE ESPECIAL

O CAMINHO.

Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Provérbios 2:7-9 NTLH

LEMBRANÇAS DOS BONS AMIGOS

Lúcia Gurgel e Padre Sátiro Dantas – 2019

 BONDADE DO ETERNO

O Eterno é bom em todo tempo. O Eterno é repleto de bondade e em sua essência está a bondade e o fazer o bem. A bondade do Eterno preenche toda a terra que se reflete em salvação. O seu amor é tão grande que ele enviou o seu filho Cristo Jesus para pagar o preço por nossos pecados.

A benevolência do Eterno transforma nossas vidas, emoções e o nossos corações. Quando aprendemos a sermos bondosos com o nosso próximo, agradamos ao Eterno e por consequência, melhoramos os nossos relacionamentos com outras pessoas. Vejamos alguns versículos que nos ajudará a compreender essa bondade.

1- Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti! (Salmos 31:19)

2- E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericór­dia e terei compaixão de quem eu quiser ter com­paixão”. (Êxodo 33:19)

3- O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam, (Naum 1:7)

4- Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre. (1 Crônicas 16:34)

5- Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! (Salmos 34:8)

6- Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações. (Salmos 100:5)

7- Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. (Deuteronômio 7:9)

8- Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2:6-7)

9- Senhor, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro. (Salmos 125:4)

10- O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. (Salmos 145:13)

11- Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:12-14)

12- Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel,
conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade. (Isaías 63:7)

13- Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado. (Romanos 11:22)

14- Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. (Salmos 143:10)

15- Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. (Salmos 86:15)

DIVINE ACADEMIA DE ARTES LETRAS E CULTURA

Quadro Tarsila do Amaral na Estante da Divine

Do lançamento do meu primeiro livro solo de poesias no Carrossel do Louvre

ACJUS CONVIDA

ACJUS – ótimo domingo para o nosso sodalício.  Confirmadíssima a data da nossa Sessão Magna de 10 anos, Jubileu de Estanho, que será no dia 29/11/24 a partir das 18h30 – no memorável ginásio poliesportivo Dr. Emerson Azevêdo, equipamento estruturado no Colégio Mater Christi, que nesse ano comemora 35 anos de fundação com brilhantes   resultados. Nessa mesma assembleia, além das honrarias que serão outorgadas, teremos o lançamento do novo livro do confrade Geraldo Maia do Nascimento “Sátiro, Uma Jornada Além da Fé”. Amanhã, segunda-feira, estaremos publicando aqui uma matéria completa sobre a parceria firmada com o renomado Colégio Mater Christi (35) e ACJUS (10).

REUNIÃO DA SBEC

Foto da Reunião da SBEC realizada hoje, dia 19-05-2017(sexta-feira ), no escritório do Dr. Marcos Araújo, para tratar das festividades dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião. A reunião foi presidida pelo Dr Marcos Araújo, Presidente da Comissão Organizadora das festividades. O organizador e Presidente do Júri, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros solicitou ao Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, Presidente da SBEC, que noticiasse para a Comissão de Divulgação as seguintes providências que ele está implementando:

  1. O Salão do Juri, com toda sua estrutura de som, becas e pessoal de apoio, já se encontra requisitado e autorizado pelo Diretor do Foro, Juiz José Herval, que inclusive manifestou entusiasmo e apoio pelo projeto.
  2. Até quarta próxima, 24.05, estarei com o roteiro pronto do Júri, para ser enviado aos participantes e a nossa comissão para conhecimento.
  3. Peço que informe na reunião os nomes e convites feitos aos debatedores e Jurados, ratificando o compromisso de participações de todos.
  4. Os certificados de participações da plateia já estão sendo confeccionados, em modelo simples, impresso.

JÚRI SIMULADO DO JARARACA

Por solicitação do Juiz Breno Valério,

estamos divulgando a programação do júri, com todos os nomes das pessoas que tomarão parte do mesmo.

–  Local do Júri: Sala do Júri do Fórum Silveira Martins, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA.

-Data: 09 de junho de 2017(sexta-feira).

-Horário: 09 horas.

– Pres. do Júri: Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros.

-Advogado de Acusação: Escritor Diógenes da Cunha Lima.

-Advogado de Defesa: Honório de Medeiros

Assistente de Defesa: Padre Manoel Vieira Guimarães Neto.

-Conselho de Sentença:

  1. José Mendes Pereira (pesquisador do cangaço).
  2. Lemuel Rodrigues da Silva (Historiador).
  3. Manoel Onofre Júnior (Juiz aposentado).
  4. Alexsandro Donato de Carvalho (Historiador).
  5. Wellington Barreto (Adv. criminalista).
  6. Jornalista Rubens Coelho.
  7. Médico Armando Negreiros.

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO, Jornalista Ivanaldo Dias Xavier e demais membros da referida comissão estão organizando uma série de entrevistas e outras ações, visando uma divulgação ampla dos eventos que serão desenvolvidos dentro da programação das festividades dos 90 anos da resistência do povo de Mossoró ao Lampião.

Benedito Vasconcelos Mende: Suplente do Conselho de Sentença: General do Exército Elieser Girão Monteiro Filho.

A PRÓXIMA REUNIÃO DA SBEC, para tratar da Organização das Festividades dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião será no dia 02 de junho de 2017, (sexta-feira), às 9:30 horas, no escritório do Dr Marcos Araújo, na Av. Jorge Coelho, ao lado da UFERSA.

COMEMORAÇÃO DOS 11 ANOS DA AMLC

ACJUS agora saindo da Estação das Artes, poeta Elizeu Ventania, quando com o nosso vice-presidente Dr. Clóvis Vieira, participamos do evento de 11 anos da AMLC. Nas fotos acima, com vários amigos, dentre eles, Silva Neto, Expedito, Antônio Clóvis,  Gualter Alencar, além de outros. Aproveitamos a oportunidade e repasso ao poeta Gualter Alencar e a AMLC, honrarias concedidas pela RSF por ocasião da Convenção Internacional Cultural. Também divulgamos a nossa programação de 10 anos.

LEMBRETE AOS CANSADOS

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4)

HISTÓRIA VIVA

Laplace Rosado Coelho, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas e Dagmar de Miranda Filgueira – 1978

OBRA DE ARTE

A NATUREZA é uma verdadeira OBRA DE ARTE, tem SONS, CORES e AROMAS. Presente do CRIADOR.

INFORMES ACJUS

ACJUS – conforme decidido na AGE e nas últimas reuniões, decidimos quem serão os homenageados na programação alusiva aos 10 anos de fundação da ACJUS (Jubileu de Estanho). Temos como oradores pela sociedade, o juiz federal e nosso sócio honorário, Dr. Manoel Soares, que será saudado pelo acadêmico Francisco Marcos de Araújo. Os nomes que receberão as nossas honrarias, também já foram indicados e aceitos e receberão pela ordem: As medalhas Ruy Barbosa, Sátiro Cavalcanti Dantas e Maria Helderi de Queiroz Diógenes Negreiros, além da Comenda Cultural e Social acadêmico Milton Marques de Como já é do amplo conhecimento de todos, o nosso calendário de atividades que homenageia o acadêmico Petronilo Hemetério Filho, será concluído nas datas de 25/11 – Fórum de Debates Pensando Mossoró – Edição Mulheres Inspiradoras e com a programação alusiva aos 10 anos da fundação da ACJUS (Jubileu de Estanho) que tem início no dia 5/11 e se estenderá até 22/11. Medeiros e o Certificado de Honra ao Mérito Magnífica Reitora María Gomes de Oliveira.

A CERTEZA

“Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar. Faço isso para que, de leste a oeste, o mundo inteiro saiba que além de mim não existe outro deus. (Isaías 45:5-6 NTLH)

TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.

Ricardo Alfredo vem apresentando uma serie de programações especiais com diversos vídeos e entrevistas no programa da TV Câmara de Mossoró no RN. É só assistir e verificar pelas redes sociais, principalmente no Youtube.

PESQUISADOR E ESCRITOR RICARDO ALFREDO

Leia e ore comigo – Salmo 100

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.

Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.

Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

Deixe um comentário