HUs, SintestRN prepara paralisação para esta semana
O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (SintestRN) lançou uma nota convocando para uma mobilização esta semana. De acordo com a nota, Desde 2007, o governo federal vinha tentando, por meio de medidas provisórias e projetos de lei, modificar o modelo de gestão dos Hospitais Universitários (HUs) de todo o país. Tentou, sem sucesso, aprovar no o PL 92/07 que pretendia transformar os HUs em fundações estatais. Depois criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que surgiu com a função de gerir os HUs, a partir de contratos firmados com as universidades federais. Segundo o governo federal, a criação da EBSERH veio para ser a “panacéia” dos hospitais, ou seja, o remédio para todos os problemas que aconteciam.
No entanto, após três anos da adesão da UFRN à EBSERH, não houve mudanças e pior, surgiram novos problemas originados pela presença da empresa. Todas as previsões positivas que eram levantadas pela administração central não se confirmaram. Ao contrário, todos os problemas apontados pelo SINTEST/RN de fato aconteceram e um dos mais graves veio à tona com força agora: a possibilidade de cessão dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU) da UFRN para a Ebserh.
Por isso, justifica a nota, o SINTEST/RN está na luta contra a cessão, atendendo inclusive o pedido dos próprios servidores que não querem ser cedidos. Desde o início desta semana estão sendo realizadas mobilizações internas com os servidores da saúde, convocando todos para a Paralisação Nacional que ocorrerá na quarta-feira (24), com concentração em frente ao Hospital Onofre Lopes, em Natal, a partir das 8h. Em seguida, os servidores seguirão em caminhada para Câmara Municipal de Natal onde participarão de uma Audiência Pública sobre o tema. A intenção é dar visibilidade à população de Natal ao grande problema que os trabalhadores dos hospitais vêm passando.