João Fonseca pode igualar melhor sequência da carreira de Guga; confira
Brasileiro de 18 anos vai enfrentar Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open. Se vencer, chegará a 15 triunfos seguidos, marca que Gustavo Kuerten alcançou duas vezes
Globo Esporte
Aos 18 anos, João Fonseca já ganha reconhecimento no mundo do tênis. Atropelou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia no Australian Open – primeiro jogo do carioca em chaves principais de Grand Slams. Na segunda rodada, prevista para a quarta-feira, vai enfrentar o italiano Lorenzo Sonego, 55º do ranking da ATP. Se vencer outra vez, Fonseca chegará a 15 triunfos seguidos, melhor sequência da carreira de Gustavo Kuerten, o Guga, um dos grandes nomes da história do tênis brasileiro.
A última derrota de João aconteceu diante do francês Calvin Hemery, na semifinal do Challenger de Lyon, em 15 de novembro do ano passado. Desde então, o brasileiro somou 14 vitórias seguidas. Cinco delas vieram no Next Gen ATP Finals, torneio no qual Fonseca ficou com o título. Apesar de a competição não valer pontos para o ranking mundial, triunfos e reveses são levados em consideração para o retrospecto dos participantes como profissionais.
Depois, Fonseca venceu outras cinco partidas no Challenger de Camberra, também se sagrando campeão. Já no Australian Open, foram três triunfos no qualifying e a partida memorável contra Rublev na abertura da chave principal. Classificado para a segunda rodada, o brasileiro duelará com Sonego, que derrotou Stan Wawrinka na fase anterior.
Tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, Gustavo Kuerten se aposentou em 2008, mas ainda ocupa um lugar de destaque no imaginário do torcedor brasileiro. O catarinense somou 15 vitórias seguidas em dois momentos diferentes da carreira, em 2000 e 2001. Vale ressaltar que, nestas duas temporadas, Guga faturou o troféu do Grand Slam francês.
Uma eventual vitória sobre Sonego também fará com que João Fonseca chegue à terceira rodada e iguale a melhor campanha de Guga no Australian Open. Apesar dos três títulos de Roland Garros e de ter alcançado as quartas de Wimbledon e US Open, o ex-tenista de 48 anos nunca venceu mais do que dois jogos na chave principal em Melbourne.
As 14 vitórias seguidas de João Fonseca:
Next Gen ATP Finals
- João Fonseca 3 x 2 Arthur Fils
- João Fonseca 3 x 1 Learner Tien
- João Fonseca 3 x 2 Jakub Mensik
- João Fonseca 3 x 0 Luca Van Assche
- João Fonseca 3 x 1 Learner Tien 🏆
Challenger de Camberra
- João Fonseca 2 x 0 Mackenzie McDonald
- João Fonseca 2 x 0 Duje Ajduković
- João Fonseca 2 x 0 Harold Mayot
- João Fonseca 2 x 0 Jacob Fearnley
- João Fonseca 2 x 0 Ethan Quinn 🏆
Australian Open
- João Fonseca 2 x 0 Federico Agustín Gómez (qualifying)
- João Fonseca 2 x 0 Coleman Wong (qualifying)
- João Fonseca 2 x 0 Thiago Tirante (qualifying)
- João Fonseca 3 x 0 Andrey Rublev