Jornalista Lúcia Rocha lança livro “Tibau de Todos os Tempos” em Natal

A jornalista Lúcia Rocha lança nesta quinta-feira, 1º de setembro, na cidade de Natal, o livro “Tibau de Todos os Tempos”. O lançamento com sessão de autógrafos será realizado na Banca Cidade do Sol, no bairro Petrópolis, a partir das 16h e seguirá até a noite.

“Estou muito feliz com o resultado de tanta pesquisa, pois estou recebendo muitas respostas positivas. No lançamento em Natal, contarei com apoio de escritores potiguares e integraremos ato contra o lançamento dos livros de potiguares em grandes livrarias, que não dão o espaço e reconhecimento devido aos escritores do RN”, afirma Lúcia Rocha.

O livro, primeiro de uma série sobre a cidade-praia, é fruto de uma pesquisa da jornalista em mais de 300 livros produzidos desde o ano de 1810 sobre Tibau, e conta ainda com material coletado pela internet, através das redes sociais. A obra traz citações de Tibau em músicas e poesias, matérias sobre a cidade-paia, incluindo os textos veiculados no jornal O Mossoroense, e ainda 80 fotos antigas da cidade.

“As fotografias são inéditas e mostram as primeiras famílias veranistas. É possível ver ainda importantes figuras históricas e políticas de nosso Estado de uma forma diferente da qual estamos acostumados, descontraídos, na praia com a família e em trajes de banho”, conta Lúcia Rocha.

No dia 9 deste mês, será a vez de o livro ser lançado em Tibau, no Viola Beach.

Interessados em adquirir o livro “Tibau de Todos os Tempos”, que custa R$ 50, podem fazer encomendas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (84) 99668 – 4906 (que também é whatsapp).

Curiosidades

No livro, Lúcia Rocha detalha passagens importantes d história de Tibau, como quando Henry Koster – um português nascido em 1793,    filho de pais ingleses – passou pela praia, em 1810, montado em cavalo e escreveu sobre os morros de areia colorida. O texto de Henry Koster sobre Tibau foi publicado em jornal inglês, em 1816. Depois, ele o incluiu no livro Travels in Brazil.

Tibau pertencia ao estado do Ceará até 1920 e segundo não havia estrada de rodagem até 1932, o que dificultava o percurso entre Mossoró e a então Vila de Tibau.

Atualmente, o acesso à cidade-praia hoje é rápido e facilitado graças à BR-304, duplicada na maior parte do caminho entre Mossoró e Tibau, mas, para os primeiros veranistas, da década de 1890, Tibau só podia ser alcançada a cavalo. A partir de 1900, os veranistas iam em carros de bois, saindo de Mossoró em um dia e chegando na praia somente no outro, sempre pernoitando em alguma fazenda no meio do caminho.