Lei Ivan Baron: projeto que cria política anticapacitista e leva nome de influenciador é aprovado na Câmara de Natal
Os vereadores de Natal aprovaram nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que institui uma Política Municipal de Combate ao Capacistimo. O projeto, de autoria da vereadora Thabatta Pimenta (Psol), ganhou o nome de “Lei Ivan Baron”. (Veja mais abaixo detalhes do projeto de lei).
Ivan Baron é um influenciador e ativista potiguar de 26 anos que atua desde 2018 nas redes sociais defendendo causas como a inclusão e combatendo o capacitismo – termo utilizado para descrever discriminação e abusos dos que consideram pessoas com deficiência inferiores às demais.
Em 2023, ele foi uma das pessoas escolhidas para subir na rampa do Palácio do Planalto e entregar a faixa presidencial ao então recém-eleito presidente Lula
O projeto de lei que leva o nome dele foi aprovado por unanimidade dos 28 vereadores da Casa Legislativa e seguiu para sanção ou veto do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).
“Fiquei extremamente honrado ao ter meu nome associado a esse projeto de lei. A aprovação de uma política municipal de combate ao capacitismo na capital potiguar é uma grande conquista”, disse o influenciador.
“Espero que isso seja uma porta de entrada para que outras cidades, estados e até o âmbito nacional adotem e implementem uma legislação semelhante”.