LIÇÕES DA VIDA – OLHOS ALTIVOS – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
LIÇÕES DA VIDA - OLHOS ALTIVOS – (Artigo da Semana) – alfredo.ricardo@hotmail.com
LIÇÕES DA VIDA – OLHOS ALTIVOS
Na caminhada da vida, tornou-se fácil perceber que muitos se escondem por trás de uma máscara social e dela depende para sobreviver. Alguns por ter tido o mérito de vencer na vida através dos estudos, empregos, negócios e outros meios, logo se esconde por trás de uma máscara social recheada de coisa ruim, perversa e duras com o próximo.
É exatamente deste proceder que nasce o olhar altivo que é carregado de diversas implicações éticas, morais e de visão da eternidade. E assim as sagradas Letras, a santa palavra nos faz um alerta aos exclamar: “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que são detestáveis para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras e pessoa que provoca conflitos na comunidade.” (Provérbios 6:16-19)
O sábio Salomão, cheio do espírito de Deus, declarou todos os passos do olhar altivo e suas condenações diante do Eterno. São eles: 1- “olhos altivos” é uma das seis coisas que Deus abomina. (Provérbios 6:17-19); 2- “olhar altivo e coração orgulhoso” é considerado pecado. (Provérbios 21:4-6); esta visão é complementada pelo salmista e pelo profeta Isaías ao declarem: 3 – “olhar altivo e coração soberbo” é algo que Deus não suporta. (Salmos 101:5-7); 4 – “a altivez será humilhada”. (Isaías 2:17).
O mundo tem dado lições que nunca devêramos tê-las aprendido. Dentre elas, está o orgulho pretensioso, a arrogância, a presunção e o olhar altivo. Estes, sempre conduziram a ruína pessoal e ao isolamento social.
Os olhos altivos são carregados de superioridade arrogante, e por vezes se considera maior que o próprio criador. Já as suas características são facilmente percebidas, entre eles estão: 1 – Atribui a si superioridade; 2 – Se considera único, superior e acima de todos os outros; 3 – Humilha, pisa e despreza o seu próximo, pois ele não o considera igual.
A arrogância, fruto do olhar altivo, cria a falsa sensação que somos o centro do universo e que tudo gira em torno do nosso querer. Já em relação ao nosso próximo, não há nenhuma preocupação, e quanto ao Eterno, o arrogante desconsidera todas as suas ordens e sua vontade.
Diz as santas Escrituras que o Eterno observa o humilde de coração e nele tem prazer, pois o mesmo representa a sua santidade e bondade. Porem, o orgulhoso e soberbo, faz criar em si uma árvore que nasce apenas pecado que conduz a ruína e destruição.
Portanto, os olhos altivos, são precursores do orgulho e da arrogância que fere a santidade do Eterno. No entanto, as atitudes de humildade, serenidade, sinceridade, amor ao próximo e dependência do Eterno leva a uma vida dentro da vontade de Deus.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo
Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria
nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias 9:23-24)