MÃE, A BENÇÃO QUE DEUS COLOCOU EM NOSSAS VIDAS. – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

MÃE, A BENÇÃO QUE DEUS COLOCOU EM NOSSAS VIDAS. - Coluna da Semana – [email protected]

PENSAMENTO – Um homem.

“Se um homem não tem a si mesmo, então ele não tem nada”. (escritor: Ricardo Alfredo)

MÃE, A BENÇÃO QUE DEUS COLOCOU EM NOSSAS VIDAS.

Vem chegando o Dia das Mães. Todos os anos comemoramos, damos presentes e abraçamos nossa querida mãe. No entanto, hoje devemos fazer uma reflexão sobre essa santa que o Eterno nos deu.

Dizem os poetas que a mãe é a essência divina da bondade e o reflexo do amor incondicional, recheada de proteção que vem da eternidade em forma de gotículas de generosidade.

As suas palavras têm o poder da força profética, e sempre são recheadas de sabedoria. Seus atos são a expressão maior da verdade do Eterno. Elas, as mães, são as bússolas que indicam o verdadeiro norte da vida.

As Sagradas Letras têm em suas páginas diversos versículos dedicados às mães e devem ser verdadeiros guias, tanto na vida espiritual como na vida secular.

Comemorar o Dia das Mães é uma forma especial de distinguir o aparecimento do amor divino no mundo, incentivando-nos a valorizar e a nutrir os laços familiares com gratidão e respeito.

A pergunta – “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! (Isaías 49:15)

A honra – “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)

O ventre – “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”. (Salmos 139:13)

A correção – “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”. (Provérbios 29:15)

A herança – “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”. (Salmos 127:3-5)

A instrução – “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe”. (Provérbios 1:8)

O conselho – “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)

O amor – “Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos”, (Tito 2:4)

A mãe que instrui – “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”. (Provérbios 22:6)

A tristeza e a alegria – “O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe”. (Provérbios 10:1)

A promessa de consolo – “Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados.” (Isaías 66:13)

O eterno honra e valoriza o papel da mãe e podemos ver isso ao longo das escrituras; Ele até se refere a si mesmo como mãe às vezes.

No livro profeta Oséias 11:3-4, ele escreveu, Deus diz: “Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.”

Portanto, ser mãe é uma tarefa muito árdua, a qual estabelece muito sacrifício. Então, o nosso dever é honrar todas aquelas mães dedicadas que merecem nosso amor e respeito.

CONVITE ACJUS

AGENDA ACJUS

Estamos convidando o nosso corpo acadêmico para esse evento de grande importância. Manoel Mário de Oliveira, além da sua história de muitos serviços prestados, é um nome de respeito em nossa cidade. Nesse dia usaremos apenas o MEDALHÃO INSTITUCIONAL.

ELEIÇÃO PARA DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO FISCAL E DEPARTAMENTOS – de acordo com o novo estatuto, aprovado e registrado, em como pelo que foi tratado na última reunião, será dia 11.05.24 das 8h às 13h no PCAMMM. Logo publicaremos o edital de CONVOCAÇÃO, com as regras do pleito, inclusive, com os prazos para registro de chapa(s). Já realizamos reuniões nesse sentido.  Teremos outras.

No sábado, 27.04 – estaremos no PCAMMM inspecionando as obras do Auditório acadêmico Elder Heronildes da Silva e do espaço acadêmico Wilson Bezerra de Moura.

ACADEMIA DE MEDICINA

O médico, Dr. Dix Sept representou a nossa instituição nesse encontro promovido pela academia de medicina. A ACJUS passando a ser conhecido num espaço do mais alto nível do conhecimento.

COMISSÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE FOLCLORE

CONVITE AMOL

ANIVERSARIANTES DA ACJUS

Nossa querida amiga, que é escritora e imortal apagou mais velinha… parabéns.

ENCONTROS ACJUS

Encontros e visitas dos amigos e dos confrades na ACJUS. Presidente do Tribunal de Contas do Estado Dr. Gilberto Jales, Dr. Manoel Mário, Filemom Pimenta, Eriberto Monteiro, Rodinelio Pereira, José de Arimatéia, Fernando Geraldo, Francinete Fernandes, Enilton Ferreira da Silva, Maria da Saúde, Dr. Antônio Clóvis Vieira (vice-presidente da ACJUS) e Franci Francisca Dantas. (ACJUS e AMARP).

A VISÃO.

AS QUINTAS CULTURAIS.

NOTA DE PROFUNDO PESAR

A ACJUS vem a público comunicar o falecimento da benfeitora LÚCIA DE FATIMA GURGEL DE OLIVEIRA (LUCINHA GURGEL) uma grande Mossoroense, mulher que prestou relevantes e notórios serviços à nossa cidade através dos diversos espaços que o ocupou ao longa da sua trajetória de vida. Particularmente, LUCINHA GURGEL foi muito importante no apoio a nossa instituição, participando ao lado do seu fé amigo Sátiro Cavalcanti Dantas das pegadas inicias de construção da ACJUS (05.11

Foi através de Sátiro Cavalcanti Dantas e Lucinha Gurgel que conseguimos um generoso espaço na FM 105, emissora muito importante e na qual até hoje estamos produzindo e apresentando o nosso Programa Cultura e Cidadania em Debate. Também foi com a participação de Lucinha Gurgel que alguns benefícios para a biblioteca acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas, chegaram. Nesse sentido da GRATIDÃO a ACJUS decreta luto oficial por 3 dias, quando ao mesmo tempo expressamos nossa solidariedade à família e aos amigos de LUCINHA GURGEL, rogando muito conforto e força emocional a todos. Estamos tristes, Mossoró a cada dia perde os seus grandes filhos

PROJETOS ACJUS

O sempre ativo e trabalhador, o presidente José Wellington Barreto, está sempre em reforma da sede da ACJUS em Mossoró. Parabéns ao presidente toda diretoria. 

REUNIÕES ACJUS DE PLANEJAMENTO

Pela manhã no PCAMMM e depois estivemos em reunião na residência do escritor Dr. Manoel Mário de Oliveira, quando lá tratamos da pauta voltada ao nosso evento da próxima terça-feira, dia 07, quando teremos o lançamento dos dois livros de autoria do citado Manoel Mário. Importante registrar que o Dr. Manoel está disponibilizando as obras do nosso auditório e as despesas gerais, a renda alcançada com a venda dos livros. O autor também está custeando as despesas com o buffet. Registramos, por fim, que justamente no dia do evento, Manoel Mário estará completando 90 anos de vida com uma   história de dignidade reconhecida aos desses anos pela coletividade Mossoroense e potiguar.

O LIVRO PODE MUDAR O MUNDO – RELEMBRANDO

Todos os dias milhares de pessoas folheiam livros, e as vezes meditam. Então todos os dias devemos comemorar a presença do livro em nossas vidas.

SEXTAS CULTURAIS – MUSEU DO SERTÃO

ACJUS EM CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO

ACJUS fachada lateral do auditório acadêmico Elder Heronildes da Silva, volta a Praça acadêmico Wilson Bezerra de Moura. Homens trabalhando.

PENSAMENTO – vencer os medos e temores

“quando vencemos nossos medos e temores, nos tornamos sábios”. (Teólogo Ricardo alfredo)

AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

Em sua idade adulta de 36 Anos a AMOL vem cultivando a palavra escrita. Parabéns a todos os membros da AMOL.

COMUNICADO DO MUSEU DO SERTÃO

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 02 de maio a

30 de julho do corrente ano (2024), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail [email protected].

Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II.

Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fazer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser enviada por WhatsApp ao Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:

  1. DIA DA VISITA: 20 de agosto(terça-feira) do corrente ano.
  2. HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.
  3. ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.
  4. LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7.
  5. WHATSAPP: (84) 99972-2139.
  6. E-MAIL: [email protected]

ACONTECEU …

ACJUS o nosso compromisso no dia 07.05.24 – 19h no PCAMMM – projeto Memória Acadêmica Trajetórias – lançamento exclusivo e único pela ACJUS. Entrada franca e coquetel para os presentes.

MONUMENTAL ÁGUIA DO MUSEU DO SERTÃO

Por ocasião da XX Jornada Cultural do Museu do Sertão, que se realizará no dia 20 de agosto de 2024 haverá uma solenidade para marcar o enterramento de uma CÁPSULA DO TEMPO (recipiente de fibra de vidro) contendo documentos, fotos, manuscritos, livros etc. Relacionados com as duas instituições idealizadoras e organizadoras desta cápsula do Tempo (Rede Sem Fronteiras e Museu do Sertão). A Cápsula do Tempo será guardada por 50 anos na base de um magnífico monumento artístico, feito exclusivamente para receber a referida cápsula e marcar a data do evento (20-08-2024). Esta cápsula do tempo só deverá ser aberta daqui a 50 anos, precisamente no dia 20 de agosto de 2074. A águia é uma grandiosa e belíssima obra de arte, confeccionada em concreto armado, que está sendo feita pelo genial escultor Bibiu de Lajes (José Wellington Pereira da Silva) com as seguintes dimensões: altura-3 ,50 metros; comprimento-3,20 metros; largura-4,70 metros (envergadura de asa) e 10 toneladas de peso. Segundo o escultor Bibiu de Lajes, esta águia simboliza a coragem, a força, a fé, a tenacidade, a perspicácia, a determinação, a inteligência e a admirável visão de futuro dos vencedores.

A águia livra-se dos seus inimigos mais perigosos que rastejam e dos seus concorrentes invejosos, voando cada vez mais alto até a vitória. Sua meta é o píncaro, que ela sempre consegue  graças a  sua determinação e força, enfrentando  procelas, ventos fortes, chuvas copiosas, raios perigosos, trovões estrondosos e não desiste nunca, continua  voando até lá no alto, onde os outros não vão  e de lá contempla  vitoriosa, solitária e humilde os    seus inimigos  lá embaixo, na planície e agradece  sua vitória ao Criador.

Na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, a divindade mais poderosa de todas da Grécia antiga, sendo o deus supremo dos céus, raios e trovões, o mantenedor da ordem e da justiça entre os humanos.

AMARP X ACJUS X CLUBE DE MÃES RITA BASÍLIO

Na sala da AMARP – Encontro Mensal com os Acadêmicos MARY FREIRE DA COSTA, HEBERT LUIS REGIS DE MENEZES, MARCELO CLÁUDIO MORAIS, FRANCI FRANCISCA DANTAS e a importante participação da ilustre Vice-presidente do CLUBE DE MÃES RITA BASÍLIO, artesã e coreógrafa MARIA AMÉLIA DA SILVA, para deliberações finais da colaboração do “GRUPO MULHERES DE OURO” no HAPPY HOUR, próximo evento da AMARP.

CONVITE ESPECIAL

PERSONALIDADES

Instalação da Academia Mossoroense de Letras na ESAM.

TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.

Ricardo Alfredo vem apresentando uma programação especial com diversos vídeos no programa da TV Câmara de Mossoró no RN. É só assistir e verificar pelas redes sociais, principalmente no Youtube.

PESQUISADOR E ESCRITOR RICARDO ALFREDO

Leia este salmo e ore comigo – Salmo 7.

Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;

Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.

Senhor meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,

Se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa),

Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra, e reduza a pó a minha glória. (Selá.)

Levanta-te, Senhor, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim para o juízo que ordenaste.

Assim te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta-te para as alturas.

O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim.

Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.

10 O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.

11 Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.

12 Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.

13 E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores.

14 Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras.

15 Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez.

16 A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça.

17 Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo.

Ore comigo: Senhor tu es minha única esperança, pois foi comprado com o teu sangue. Tenha misericórdia de mim e me socorre nos dias difíceis.

Deixe um comentário