Marinha resgata tripulante de navio mercante ferido em alto-mar
O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) tomou conhecimento, no último dia 2, por meio do Navio Mercante “YM PORTLAND, da Libéria, que um de seus tripulantes havia sofrido um acidente, com suspeita de politraumatismo.
Diante da informação, foi determinado que a Fragata “Independência”, que está em trânsito para Natal, se dirigisse para um ponto de encontro, previamente definido com o Navio Mercante, a fim de efetuar o resgate do tripulante enfermo, por meio de aeronave; realizar avaliação médica e iniciar os primeiros cuidados médicos.
A fragata “Independência” atracará no porto de Natal, com o tripulante do Navio Mercante a bordo, às 17h30 desta quinta-feira.
A fragata “Independência” suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 31 de janeiro deste ano, iniciando a sua primeira participação em uma Missão de Paz, onde integrará a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).
Comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcelo Belniaki, conta com uma tripulação de 256 militares, incluindo um Destacamento de Fuzileiros Navais e um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) com uma aeronave UH-12 (Esquilo).
O navio fará escalas logísticas nos portos de Natal (Brasil), Praia (Cabo Verde), Las Palmas (Espanha) e Toulon (França), com destino final a Beirute (Líbano). Durante a Missão de Paz, terá como base principal o porto de Beirute e permanecerá na Área de Operações no Mediterrâneo por 6 meses.
A população poderá conhecer a fragata “Independência” nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 14h às 16h30.