Médicos são autorizados a emitir receitas online de remédios controlados para população do RS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou nesta semana que médicos registrados no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) estão autorizados, em caráter temporário, a disponibilizar receitas online de medicamentos de uso controlado, como entorpecentes e psicotrópicos, para a população do Estado, que há duas semanas vivencia uma das suas piores tragédias climáticas e limitações em relação ao acesso aos serviços de saúde.

O processo deve ser realizado por meio de plataforma digital criada pelos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, e já conta com 5 milhões de documentos emitidos. Agora, com o respaldo da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o Cremers agiu para promover o uso da ferramenta, visando garantir maior facilidade de acesso àqueles que fazem uso de medicamentos controlados, além do controle da prescrição e rastreabilidade dos medicamentos dispensados.

A ferramenta digital do Cremers poderá ser utilizada para auxiliar pessoas que estão em áreas isoladas ou com difícil deslocamento. Dessa forma, aqueles que precisarem de medicamentos que só poderiam ser prescritos nas notificações de receita azul e amarela, que englobam entorpecentes e psicotrópicos, poderão solicitar aos seus médicos que prescrevam as medicações por meio da plataforma digital.

“A emissão de receitas para medicamentos de controle especial vai beneficiar principalmente aqueles pacientes psiquiátricos e oncológicos que foram afetados pelas enchentes”, declarou o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, em comunicado.

A ferramenta já está disponível para uso dos médicos gaúchos registrados no Cremers. Para utilizar, basta acessar o ‘Espaço Médico’, no site do Conselho Regional. Em breve, a emissão das receitas digitais também estará disponível por meio do aplicativo do Conselho de Medicina.

Porto Alegre

Quem sofreu abalo físico ou psicológico pelas enchentes que atingem Porto Alegre conta com uma alternativa de atendimento em saúde: consultas on-line gratuitas, por profissionais voluntários. A iniciativa é viabilizada para crianças, adolescentes, adultos e idosos, por meio de parceria entre a prefeitura e o Grupo Doc, integrado por empresas do segmento.

O acesso aos serviços se dá por meio da plataforma linktr.ee/grupodoc.med ou do perfil “grupodoc” na rede social Instagram, clicando-se depois em “Faça sua consulta gratuita”. A iniciativa faz parte da campanha “SOS RS” e contempla diversas especialidades.

Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fernando Ritter, toda ajuda é bem-vinda neste momento para melhorar a prestação de serviços a ao maior número possível de gaúchos: “Com o acesso facilitado, também podemos reduzir a busca por emergências em hospitais e prontos-atendimentos”.

Fonte: O SUL

Deixe um comentário