Mercado da beleza concentra 30% dos microempreendedores do setor de Serviços
Conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), a cada 100 empresas formalizadas no Rio Grande do Norte, 30 são diretamente ligados à área de serviços prestados em salões de beleza, como cabeleireiro, manicure e pedicure. Ao todo, já são mais de 6 mil profissionais atuando neste nicho.
“A atratividade pela formalização nessa área se explica pelo crescimento das demandas nesse segmento. O mercado da beleza é, atualmente, um dos maiores consumidores de produtos e serviços do planeta e ainda tem muito espaço para crescer”, explica a gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte, Gilvanise Borba Maia.
O Sebrae informa que o crescimento médio anual dos negócios no setor da beleza chega a 30,8% no RN. O ramo também concentra 25,3% dos Micro Empreendedores Individuais (MEIs) potiguares, liderando o ranking de atividades desenvolvidas no setor de serviços.
O Sebrae divulgou ainda que há 7.839 homens e mulheres trabalhando como microempreendedores em outra área ligada à beleza e estética: o comércio de roupas e acessórios, grande parte deles como “sacoleiros”. Esses empreendedores representam 23,5% dos MEI do setor de comércio no Rio Grande do Norte e a taxa anual de crescimento do ramo é de 32,2%.