Ministério da Justiça publica portaria autorizando uso da Força Nacional no RN por 60 dias
O Ministério da Justiça e Cidadania publicou na edição desta terça-feira, 13 de setembro, do Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza o uso da Força Nacional no Rio Grande do Norte por 60 dias. Os homens da Força chegaram a Natal na noite da segunda-feira, 12, mas, de acordo com a portaria, devem atuar “em todo o território estadual, em prol da preservação da ordem pública”.
A volta da Força Nacional ao Estado atende a pedido feito pelo Governador Robinson Faria no dia 23 de agosto deste ano. O documento publicado do DOU estabelece que o Governo do Estado deverá dar o apoio logístico necessário “bem como a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque-denúncia e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública”.
Ao todo, 116 homens da Força Nacional irão ajudar reforçar o policiamento junto das polícias Militar e Civil do RN. O reforço é necessário para que o Estado possa cumprir a meta de instalação de bloqueadores de celulares nas unidades prisionais, ação que pode gerar nova onda de ataques de bandidos nas cidades potiguares, como ocorreu entre o final de julho e o mês de agosto.
No dia 28 de julho deste ano, foi instalado o primeiro bloqueador de celulares na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), o que gerou onda de mais de 100 ataques em 37 cidades do Rio Grande do Norte. Na época, 1.200 militares foram enviados ao RN para ajudar a conter os ataques criminosos.